ACP-BP

Pub

Venda de carros novos cai 1,9% na UE até junho

| Revista ACP

Entrada em circulação dos carros a combustão continua em queda. Híbridos estão a ganhar terreno. Elétricos continuam a crescer, mas ainda longe do objetivo. 

FABRICANTES-PLANO-840

O registo de novos automóveis na União Europeia (UE) diminuiu 1,9% nos primeiros seis meses de 2025, em comparação com igual período do ano anterior, de acordo com os últimos dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA).

No conjunto dos primeiros seis meses entraram em circulação 5,5 milhões de novos carros, enquanto na primeira metade do ano passado tinham-se registado 5,6 milhões de novos automóveis vendidos.

Segundo a ACEA, a quebra nas vendas de automóveis novos deve-se “ao desafiante ambiente económico global para os fabricantes”.

As vendas de carros novos a diesel caíram 28,1%, para 524 mil unidades, e os registos de novos veículos a gasolina diminuíram 21,2%, para 1,5 milhões de unidades.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

 

Com as quebras nos carros a combustão, quem são os híbridos que estão a ganhar terreno.

Os modelos híbridos “continuam a ganhar popularidade, mantendo-se como o tipo de motor mais procurado pelos consumidores”. Os modelos híbridos (plug-in e híbridos elétricos) representam 34% das vendas de novos veículos, com mais de 2,3 milhões de unidades.

A ganhar terreno, mas “ainda longe do objetivo nesta fase de transição”, segundo a ACEA, estão os automóveis 100% elétricos. Entre janeiro e junho, entraram em circulação mais de 800 mil unidades de novos elétricos, mais 22% face ao período homólogo.

scroll up