ACP-BP

Pub

Um SUV continua a ser o carro da moda, com ou sem tração 4x4

| Revista ACP

As novas tecnologias vão transformando os veículos de tração total, sem que percam qualidades nos percursos fora de estrada.

Defender-Abertura-840

O Land Rover Defender é a mais recente novidade no mercado dos SUV muito eficazes fora de estrada. O poder todo terreno está de volta, transformando o Defender num veículo mais requintado, não perdendo, no entanto, toda a eficácia que sempre o caracterizou. Um 4x4 multifacetado, agora com um ar mais luxuoso e a habitual garantia de robustez, que o transformam num veículo necessário para todas as tarefas e um parceiro ideal para famílias mais aventureiras. O Defender chega primeiro na configuração de 5 portas, o 110, que pode contar com motores diesel ou a gasolina. O novo Land Rover Defender herda o chassis e a mecânica do atual Range Rover, conta com suspensão independente pneumática dinâmica, materiais Premium e um incontestável sistema “Terrain Response” de última geração, que lê automaticamente o tipo de terreno e adapta as características necessárias para fazer frente às dificuldades encontradas.

Renegade e Compass são os dois primeiros Jeep eletrificados, sendo possível optar por uma condução totalmente elétrica, não perdendo as capacidades para entrar em qualquer tipo de terreno. A propulsão híbrida proporciona optar por uma solução completa, interpretando um novo conceito de mobilidade, sem ruído e com eficácia. Os dois Jeep 4xe podem deslocar-se com tração às 4 rodas em modo elétrico, híbrido ou recorrendo apenas ao motor de combustão, com total liberdade para ir a qualquer lado. Os novos modelos Jeep 4xe significam que o futuro da marca é conectado, eletrificado, divertido de conduzir e equipado com tecnologia amiga do ambiente. Ambos os modelos são genuínos Jeep 4x4, com dois motores elétricos equipados com a tração permanente sempre disponível para enfrentar longas aventuras em todo o terreno extremo com total tranquilidade.

O automóvel elétrico mais desportivo da Audi, conta com mais autonomia, facilidade e rapidez de carregamento, que transformam o e-tron Sportback numa combinação de desportivismo, funcionalidade e versatilidade. O interior do Audi e-tron Sportback, 100% digital, oferece uma mistura de tecnologias e elevado conforto. O Audi virtual cockpit e o MMI oferecem um uso intuitivo. A redução ao mínimo de teclas e botões beneficiam a sua utilização. E, graças às suas tecnologias, redesenhadas para a mobilidade elétrica, é possível relaxar e concentrar-se na condução. Este verdadeiro desportivo elétrico, conta com três níveis de recuperação de energia e consegue carregar as baterias em apenas 45 minutos. Com grandes evoluções aerodinâmicas o Audi e-tron Sportback vai estar disponível com três potências diferentes, mas sempre com um comportamento extremamente dinâmico.

Tecnologia híbrida num SUV 4x4 para reduzir emissões e consumos. Com ligeiros retoques estéticos, o Vitara está também mais dinâmico. Um automóvel com tradições, acompanha os novos tempos e estreia tecnologia híbrida com um gerador de 48V e uma bateria de iões de lítio com conversor. Com este novo argumento, o Suzuki Vitara Mild Hybrid reduz as emissões em cerca de 15%, oferecendo também menores consumos, tanto na versão de duas rodas motrizes, como na Allgrip de tração integral, mantendo um elevado rendimento. Mas é no novo motor 1.4 Boosterjet de injeção direta a gasolina que reside a nova fórmula SHVS de 48V, que contribui para o Vitara encontrar o ponto ideal em termos de consumo e emissões, oferecendo no entanto maior binário, agora de 235 Nm e uma maior taxa de compressão. O novo propulsor de 1,4 litros conta com 129 cv de potência, com o gerador a fornecer 14 cv de potência extra, conforme as necessidades de condução.

Um verdadeiro sonho de nome Aston Martin DBX. Elegante, desportivo e espaçoso este luxuoso SUV britânico chega a todo o lado, mesmo a caminhos pouco recomendáveis. Com um visual possante, ou não se tratasse de um SUV ao nível de muitos desportivos, o DBX que pretende situar-se entre o Bentayga da Bentley e o Urus da Lamborghini, apresenta um interior com materiais de excelência, espaçoso com capacidade até cinco adultos e uma mala generosa (632 litros), sem falar de uma maior altura em relação ao solo, que lhe permite chegar a todo o lado. O seu caráter “irrequieto” deve-se ao motor V8 turbo com 3.982 cc e 550 cv de potência. Este SUV está ainda equipado com um sistema de quatro rodas motrizes e tem caixa automática tradicional, com conversor de binário, contando com nove velocidades para a frente.

scroll up