UE vai rever três diretivas para reforçar inspeções técnicas a elétricos

| Revista ACP

Comissão Europeia propõe uma autêntica revolução nas inspeções periódicas obrigatórias a que os carros elétricos são submetidos.

@video=ZPrABNx_SLI

A Comissão Europeia quer introduzir inspeções periódicas obrigatórias a veículos elétricos e certificados digitais de registo e inspeção para simplificar a partilha de dados entre Estados-membros.

As novas regras propostas pelo executivo comunitário incluem inspeções técnicas periódicas para veículos elétricos e sistemas avançados de assistência ao condutor, inspeções anuais para automóveis e furgonetas mais antigos e métodos avançados de ensaio de emissões para detetar veículos com emissões elevadas, a fim de reduzir a poluição por partículas finas. 

As novas regras preveem ainda que as inspeções técnicas periódicas serão facilitadas para as pessoas que residem temporariamente noutro país da UE.

"A UE está empenhada em reduzir em 50% o número de vítimas mortais e de feridos graves na estrada até 2030", o comissário europeu para o Turismo e Transportes Sustentáveis.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

 

Para Apostolos Tzitzikostas, "a iniciativa representa um importante passo em frente para tornar as estradas mais seguras, o ar mais limpo e a vida dos cidadãos mais fácil", ao mesmo tempo que se "modernizam as regras, aproveitando a tecnologia mais recente".

A Comissão Europeia pretende, por isso, rever as diretivas relativas à inspeção técnica periódica dos veículos, aos documentos de matrícula dos veículos e à inspeção na estrada dos veículos comerciais.

A proposta será analisada, agora, pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia.

scroll up