ACP-BP

Pub

Porsche antecipa futuro elétrico para toda a gama

| Revista ACP

Panamera, Macan, Cayenne e 718 vão ser elétricos. Para já "salva-se" o ícone da marca, o 911, anunciou o novo CEO do Grupo VW.

Porsche-capa

A troca na liderança do grupo Volkswagen é recente mas já traz novidades importantes. O foco para a eletrificação e neutralidade carbonónica a curto prazo mantêm-se e a Porsche vai também refeltir em breve esse percurso, segundo Oliver Blume. O Taycan tal como é conhecido atualmente vai deixar de ser produzido,  para dar lugar a uma nova geração que introduz a plataforma Scalable Systems Platform (SSP), na qual o grupo faz uma grande aposta.

Também o Panamera vai passar a ser 100% elétrico, recorrendo à nova plataforma que vai ser estreada do Taycan, embora mantenha um posicionamento diferente no mercado. Segundo Blume, o Panamera vai crescer.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Também existem planos para os SUV da marca, Macan e Cayenne. O Cayenne vai ser convertido à proppulsão elétrica até 2025, recorrendo à plataforma Premium Platform Electric (PPE). Estas são medidas estratégicas para reforçar o valor da Porsche no mercado. A oferta de modelos eletrificados aumenta o número de investidores e interesse pela marca, defende Oliver Blume. De momento exclusivamente elétricos a Porsche apenas apresenta dois modelos, o Taycan e o Taycan Cross Turismo, mas promete um Macan elétrico até ao fim do ano.

Os modelos mais desportivos também vão ser eletrificados, seja totalmente ou em regime híbrido, mas nenhum escapa. O 718 Cayman e o 718 Boxster passam a ser elétricos dentro de dois anos. Para já só se "salva" o 911, que mantém os motores a combustão, embora vá incorporar a tecnologia híbrida.

Até 2025 o Grupo Volkswagen pretende retirar o título das vendas de automóveis elétricos à Tesla, uma afirmação ousada, mas possível de atingir, segundo Oliver Blume. Como seria de esperar, as novas plataformas (PPE e SSP) também vão ser utilizadas pela Bentley, Lamborghini e Audi.

scroll up