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Mercedes-Benz avança para nível 3 da condução autónoma

| Revista ACP

Drive Pilot já foi aprovado pela Autoridade dos Transportes da Alemanha e vai poder ser usado até aos 60 km/h e apenas nalguns troços.

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A Mercedes-Benz acaba de garantir a aprovação para a utilização de um sistema de condução autónoma de Nível 3 na Alemanha, tornando-se na primeira marca do mundo a receber tal autorização. A aprovação foi feita pela Autoridade dos Transportes da Alemanha (KBA) e significa, em termos práticos, que a partir de 2022 a marca de Estugarda já poderá comercializar o Classse S com o sistema Drive Pilot (mas só na Alemanha). Porém, este sistema de condução semiautónoma, que ainda exige a presença e a atenção do condutor, apenas está autorizado em cenários de utilização muito específicos: até aos 60 km/h e apenas em alguns troços. Contudo, a Mercedes-Benz garante que no total são mais de 13 mil os quilómetros de autoestrada onde o Nível 3 poderá ser ativado, número este que deverá crescer no futuro.

Esta tecnologia, para já apenas disponível na mais recente geração do Mercedes-Benz classe S, conta com teclas de controlo no volante, situadas perto de onde por norma estão as pegas para as mãos, que permitem ativar o sistema. E aí, o Drive Pilot é capaz de gerir sozinho a velocidade a que o carro circula, a permanência em faixa e ainda a distância para o carro que segue imediatamente à frente. Consegue também realizar travagens mais fortes para evitar acidentes e detetar carros que estejam parados na via, esperando que haja espaço livre na faixa ao lado para assim o contornar. Quer os sistemas de travagem quer os sistemas de direção contam com vários elementos redundantes que permitem que o carro seja manobrável caso algum sistema falhe. Por outras palavras, se alguma coisa correr mal, o condutor poderá sempre intervir e assumir os comandos da direção, acelerador e travão.

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