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Fiat Ducato é o mais seguro dos comerciais ligeiros

| Revista ACP

Euro NCAP testou a segurança de 19 modelos de furgonetas e chegou aos extremos: uma tem nota máxima e outra é "não recomendada"

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O Euro NCAP revelou a lista das melhores e piores carrinhas comerciais disponíveis no mercado europeu em 2022, com base numa avaliação da adaptação e desempenho do sistema de prevenção de colisões. O quadro que emerge é o de uma lenta mas constante melhoria, com várias carrinhas mais bem equipadas do que há um ano, com sistemas que têm um desempenho melhor. Nos casos em que os fabricantes fizeram actualizações mais substanciais aos seus veículos, são visíveis grandes melhorias de desempenho e uma - a FIAT Ducato - torna-se a primeira carrinha a atingir a classificação máxima de platina.

No ano passado, o Euro NCAP chamou a atenção para o fraco nível de adaptação do equipamento de segurança às chamadas furgonetas. Sendo um veículo de trabalho por excelência, estes veículos passam muito tempo na estrada onde, devido ao seu tamanho e massa, representam um risco maior para os veículos mais pequenos e os utentes mais vulneráveis da estrada, em caso de colisão. Dentro de alguns anos, a nova legislação vaI obrigar os fabricantes de furgões a instalarem sistemas básicos de segurança, já amplamente disponíveis nos automóveis de passageiros. Entretanto, as classificações de furgões comerciais do Euro NCAP visam encorajar os fabricantes a adaptarem-se mais rapidamente a sistemas mais avançados.

Para este lançamento, o Euro NCAP revisitou dezanove carrinhas que representam a parte de leão das carrinhas comerciais vendidas na Europa. Apenas uma carrinha avaliada foi classificada como 'Não Recomendada', em oposição às cinco do ano passado. Enquanto o Talento FIAT foi descontinuado, o Opel/Vauxhall Movano é agora construído sobre uma nova plataforma Stellantis e recebe uma medalha de bronze. O Renault Master também ganhou uma medalha de bronze este ano, graças a pequenas mas notáveis melhorias nos seus sistemas de assistência de velocidade e faixa de rodagem. O seu duplo, o Nissan Interstar (anteriormente NV400), também recebe estas melhorias, no entanto, por enquanto, ainda carece de um sistema de travagem de emergência autónoma (AEB) e por isso permanece na categoria Não Recomendado.

O Renault Trafic foi redesenhado e a sua segurança foi amplamente melhorada desde que foi testado pela última vez. Tem agora um robusto AEB carro a carro como opção e salta para um ranking de medalha de prata, o que o torna um dos veículos melhorados de forma mais acentuada este ano.

O novo FIAT Ducato, contudo, é o vencedor claro, reivindicando o lugar cimeiro na lista deste ano. No ano passado, o veículo teve uma grande transformação em termos de segurança e agora dispõe de um avançado conjunto de sensores, reagindo aos peões e ciclistas com o AEB, e destaca-se nestes testes. A classificação geral do Ducato de 88% torna-o a primeira carrinha comercial com classificação de platina. Infelizmente, os outros veículos Stellantis com os quais o Ducato partilha a sua plataforma - Peugeot Boxer, Citroën Jumper e Opel Movano - não receberam a mesma actualização de equipamento e permanecem em posições de medalha inferior. 

Segundo o Secretário-Geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, "estamos a ver sinais promissores de que as carrinhas comerciais estão a ser actualizadas com sistemas de segurança mais avançados, colmatando a lacuna entre o segmento de automóveis de passageiros e o segmento de veículos comerciais. Em geral, parece que os fabricantes estão a começar a levar mais a sério a segurança neste segmento e, embora haja um caminho a percorrer, estamos inspirados pelas melhorias - algumas modestas, outras impressionantes - que vimos no último ano".

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