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Espanha vai impor seguro obrigatório às trotinetes

| Revista ACP

Número de infrações e acidentes leva Dirección General de Tráfico a anunciar mais medidas como o uso obrigatório de capacete

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Sendo já uma presença incontornável nas ruas e passeios das cidades da Europa, em muitos países as trotinetes ainda carecem de um quadro de regulamentação eficaz que trave o número de infrações cometidas e reduza a elevada sinistralidade que lhe está associada. Mas se há países que ainda estão na fase de estudo de medidas, outros já estão bastante avançados, como é o caso de França e Alemanha. A este lote de agilidade legislativa juntou-se a Espanha, que decidiu finalmente impor regras mais apertadas aos utilizadores de trotinetes elétricas

O anúncio foi feito pelo responsável máximo da Dirección General de Tráfico (DGT), Pere Navarro, que confirmou, no encerramento de uma conferência sobre mobilidade sustentável em Irún, que "vai ser exigido um seguro obrigatório para as trotinetes eléctricas", uma medida para a qual pediu "colaboração e responsabilidade".

Com a "Estratégia de Segurança Rodoviária 2030", foram estabelecidas até 9 áreas estratégicas e 62 linhas de ação para os próximos anos. Para o curto prazo foram discutidas três acções específicas que afectam os meios suaves de locomoção, nos quais a trotinete elétrica é uma das principais: o seguro obrigatório, o estabelecimento de uma idade mínima para a sua utilização e a obrigação de utilizar capacetes e/ou outro equipamento de segurança. Medidas que o Automóvel Club de Portugal defende há anos

O objectivo da DGT com esta medida é, acima de tudo, processar mais facilmente acidentes que envolvem uma trotinete eléctrica, um aspecto que não é trivial nem para o sistema judicial nem para as autoridades e câmaras municipais espanholas, pois todos os anos há milhares de acidentes em que uma trotineta eléctrica, de uma forma ou de outra, está envolvida, a que se somam os feridos e mortos.

Um total de 18 pessoas morreram em acidentes rodoviários envolvendo trotinetes, em território espanhol, desde Janeiro de 2021. A maior da parte das vítimas referem-se a acidentes ocorridos em 2021, com 13 óbitos, e cinco em 2022 (dados até setembro), de acordo com um relatório publicado pela Fundación Mapfre e CESVIMAP.

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A investigação inclui um total de 385 acidentes rodoviários envolvendo trotinetes, que ocorreram desde Janeiro de 2021: 83 deles graves e 18 com mortes. As comunidades autónomas com o maior número de mortes desde 2021 são a Catalunha (6) e Madrid (3). O estudo compila as últimas notícias publicadas nos meios de comunicação social relacionadas com acidentes envolvendo trotinetas eléctricas, uma vez que ainda não há estatísticas oficiais disponíveis sobre a taxa de acidentes deste tipo de veículo pessoal.

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