ACP-BP

Pub

Condução defensiva sob chuva intensa

| Revista ACP

Inundações e fortes rajadas de vento exigem segurança ao volante. Saiba o que fazer para não perder o controlo da viatura.

@video=M8LnFVfV8Pg

Nos últimos dias, os desafios à condução têm sido enormes para milhares de automobilistas, com milhares a serem apanhados a circular sob chuva intensa e alguns a sofrer danos. Se este foi o seu caso, saiba o que deve fazer quando tem de enfrentar o mau tempo na estrada, a começar pelo automóvel. Ter em atenção ao estado dos pneus, das escovas limpa para-brisas e da ilumincação é o primeiro passo para ter uma viagem segura.   

Mas, se a chuva nos apanha na estrada, a adoção de uma condução defensiva deve ser imediata, sobretudo quando nos deparamos com certas situações. 

Um dos principais perigos refere-se à hidroplanagem, também conhecida no seu termo inglês de "aquaplanning", nos quais se deve evitar travar ou fazer movimentos bruscos com o volante, havendo distinção nas ações caso guie um carro de caixa manual ou automática.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Ainda no campo da boa aderência à estrada, deve ter-se muita atenção às folhas na estrada, que no piso húmido podem ser tão escorregadias quanto uma mancha de óleo caída no alcatrão

Em termos de comportamentos na estrada, muito cuidado com os peões que, naturalmente, atravessam as passadeiras de forma mais apressada. Para tudo isto é necessário saber usar a climitação do seu automóvel, de forma a manter o para-brisas desembaciado. 

Caso seja possível, o melhor é mesmo não conduzir nestas condições. Deve estar atento às previsões meteorológicas e, recorde-se, seguir as recomendações das autoridades e da proteção civil ajudam a evitar momentos de susto e aflição.

scroll up