ACP-BP

Pub

Combustíveis a 3 euros o litro?

| Revista ACP

Em Espanha já se admite que o preço por litro dos combustíveis chegue aos três euros no verão. E em Portugal? Ouvimos as reações.

@video=oZpWv4kLQoo

Em Espanha já se admite que o preço por litro dos combustíveis chegue aos três euros no verão. E em Portugal? Nesta edição, ouvimos as reações dos analistas e da indústria.

Formação ACP para motos de 125 cc 

As vantagens de circular de motociclo sobretudo na cidade são inegáveis: mais poupadas no combustível, mais ágeis no trânsito, mais fáceis de estacionar, mas também mais perigosas em caso de acidente. A possibilidade de qualquer pessoa com carta de ligeiros e mais de 25 anos poder guiar um motociclo destes sem qualquer experiência aumenta os riscos. Muitos utilizadores deparam-se com algumas dificuldades, seja porque não sabem travar ou curvar, seja porque adotam uma má postura ao volante ou não têm equilíbrio na estrada, colocando em risco a sua segurança e a dos outros. Foi por isso que o ACP arrancou com duas formações gratuitas, uma no Porto e outra em Lisboa, para novos motociclistas que querem optar pelas motas de 125 centímetros cúbicos

A formação do ACP, em parceria com a Super Soco, marca especializada em motos elétricas, permitiu criar um primeiro contacto entre condutor e máquina. A ação foi dividida em duas sessões: uma teórica, onde foram dadas as noções básicas e regras que um motociclista deve cumprir na via pública, e uma parte prática onde o condutor pôde pela primeira vez sentar-se no motociclo e sentir o seu comportamento dinâmico, bem como o cuidado a ter nas curvas e qual a melhor maneira de aplicar a travagem, tudo para ter uma condução mais segura.

Segundo dados da ACAP em 2021 foram vendidos mais 18 mil motociclos até 125 cc e em 2022, até final de abril, comercializaram-se 5.500 unidades.

Campeonato de Portugal de Novas Energias

A segunda edição do Campeonato de Portugal de Novas Energias da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting é exclusiva para automóveis 100% elétricos e vai contar com seis etapas. Aberta a modelos de várias marcas, a prova disputa-se de norte a sul do país e pretende desmistificar a eficiência dos veículos elétricos.

O piloto ACP Eduardo Carpinteiro Albino, líder em título do campeonato, revela as dificuldades e a importância do navegador nesta prova.

Os jornalistas participaram num mini rally de regularidade com duas breves etapas entre Mem Martins e Negrais, onde puderam experimentar a complexidade da regularidade e as capacidades de um modelo 100% elétrico. 

Porsche 356

O 356 colocou a Porsche entre os mais importantes fabricantes de desportivos do mundo. Produzido entre 1948 e 1965, continua a ser um dos automóveis mais apreciados pelos entusiastas de clássicos.Fomos conehcer uma coleção com três modelos de séries diferentes. A primeira aquisição deste colecionador foi um Porsche 356 A Convertible D que adquiriu em 1992.

Com um design mais desportivo, o 356 B Coupé pertence à segunda série e é considerado o mais popular. Produzido em 1963 chega rapidamente aos 200 km/h.

E como não há dois sem três, também não falta nesta coleção um Porsche 356 C, a última série deste modelo que antecedeu ao Porsche 911.

Em 17 anos foram produzidas 77 mil unidades do Porsche 356 em todas as suas séries. Este modelo dos primeiros tempos da marca continua muito valorizado pela sua raridade e valor histórico.

scroll up