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bZ4X é o primeiro Toyota pensado para ser elétrico

| Revista ACP

O primeiro modelo da nova sub-marca Toyota bZ – “beyond Zero” foi construído sobre a plataforma dedicada para bateria elétrica.

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O bZ4X é o primeiro modelo da Toyota concebido com a nova plataforma BEV baseada na filosofia e-TNGA (Toyota New Global Arquitecture). Esta plataforma completamente nova tem a flexibilidade de eventualmente ser usada em futuros modelos bZ e está projetada para produção em série. A unidade de módulos de bateria é compacta e fina. Está localizada debaixo do piso de veículo e faz parte do chassis, ajudando a atingir um centro de gravidade baixo, um equilíbrio de massas entre a frente e a traseira com uma elevada rigidez torcional. Segundo dados fornecidos pelo construtor, a bateria totalmente carregada assegura mais de 450 km de autonomia.

Em termos de design, este modelo conta com linhas elegantes e robustas concebidas para a vida urbana, mas também para o campo, combinando uma aparência tecnológica com as qualidades de um SUV autêntico. Os seus elementos aerodinâmicos contribuem para aumentar a autonomia elétrica: as aberturas nos cantos do para-choques dianteiro criam cortinas de ar suaves; um fundo plano debaixo da carroçaria; uma asa traseira dividida em dois; e um para-brisas inclinado. A grelha inferior possui um obturador que se ajusta para canalizar o fluxo do ar frio para a bateria e ajuda a reduzir a resistência ao vento.

Quando comparado com o Toyota RAV4, as dimensões exteriores ilustram os benefícios inerentes à plataforma e-TNGA. Por exemplo o bZ4X tem uma altura total que é menor em 85 mm, projeção frontal e traseira curta e uma distância entre eixos que é 160 mm superior à do RAV4. A linha de capot também é mais baixa em 50mm. A agilidade do modelo também se reflete no raio viragem que é líder no segmento (apenas 5,7m).

Já o interior foi inspirado no conceito “lagom”, uma palavra sueca que define algo que é “equilibrado” e pressupõe uma conotação de perfeição. À sensação de conforto e espaço oferecidos pelo habitáculo junta-se o uso de texturas de acabamento suaves, detalhes acetinados e uma opção de teto panorâmico. O painel de instrumentos é fino e colocado numa posição mais baixa, que dá uma sensação de espaço e visibilidade à frente para o condutor. O princípio “mãos no volante, olhos na estrada” é suportado pelo cockpit centrado no condutor, no qual o painel de instrumentos TFT de sete polegadas fica diretamente na linha de visão do condutor, acima da linha do volante, de forma que a informação possa ser visualizada com mínimo movimento dos olhos.

A grande distancia entre eixos oferece um espaço para as pernas referencial no segmento e uma distância de 1 metro entre os pontos de anca do passageiro dianteiro e traseiro. Há também amplo espaço na bagageira que apresenta um fundo ajustável; e que vai até os 452 litros com os bancos traseiros na posição normal. Quanto a performance, bZ4X com tração dianteira é alimentado por um motor elétrico de elevado rendimento com 150 kW. Produz 204 cv e 265 Nm de binário, que permite uma aceleração dos 0-100 km/h em 8.4 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h. O bZ4X oferece a opção de “condução com pedal único” permitindo um aumento de regeneração de energia. A estreia europeia está agendada para dia 2 de dezembro, seguida do lançamento das pré-reservas online.

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