ACP-BP

Pub

Apple desiste do seu carro autónomo

| Revista ACP

Indefinição do rumo do projeto e reavaliação do mercado automóvel levam empresa de telemóveis a largar projeto de quatro rodas. 

car-apple

A Apple vai abandonar o seu projeto de longa data, e também ultra-secreto, de construir um carro elétrico autónomo, segundo o anúncio interno feito por admnistradores da empresa. Alguns funcionários envolvidos no automóvel futurista da famosa marca de telemóveis vão ser transferidos para os projetos de Inteligência Artificial generativa da Apple, de acordo com a Bloomberg, que primeiro relatou este cancelamento de projeto. O projeto do carro autónomo da Apple ainda tinha cerca de 1.400 funcionários envolvidos.

A decisão de encerrar o projeto surge numa altura em que os principais fabricantes de automóveis estão a reavaliar os seus investimentos em veículos eléctricos, e no meio de um maior escrutínio sobre os projectos de veículos autónomos. A Apple começou a trabalhar no seu projeto automóvel, conhecido internamente como "Project Titan", em 2014.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A certa altura, o projeto chegou a envolver cerca de 5 mil trabalhadores. Mas a Apple mudou repetidamente o objetivo dos seus esforços ao longo da última década, oscilando entre a ânsia de criar um concorrente da Tesla, totalmente elétrico, e conceber um veículo totalmente autónomo. Mais recentemente, a Bloomberg noticiou em janeiro que a liderança do projeto estava sob pressão dos principais executivos da Apple e do seu conselho de administração para encontrar uma forma de lançar algo no mercado mais cedo ou mais tarde.

O diretor de operações da Apple, Jeff Williams, e o vice-presidente responsável pelo Titan, Kevin Lynch, anunciaram a notícia à equipa na terça-feira, numa curta reunião que durou cerca de 12 minutos, e não responderam a perguntas.

Ao longo dos anos, vários executivos de alto nível do sector automóvel passaram pelo Projeto Titan. Em particular, o projeto foi dirigido pelo antigo executivo da Tesla, Doug Field (que acabou por sair para assumir um cargo na Ford). A Apple também contratou executivos da Lamborghini e da Ford. Em 2021, contratou Ulrich Kranz, um ex-executivo da BMW que ajudou a administrar o programa i3. 

scroll up