A família i30 da Hyundai vai ficar maior com a chegada dos novos i30 Fastback e o i30 N. O Fastback é o primeiro coupé de 5 portas a entrar no segmento C, que tem entre os seus principais atrativos um design premium. Quanto ao i30 N, este modelo aposta forte numa condução mais emocionante, graças às suas elevadas performances.
O i30 Fastback carateriza-se por um design puro, que combina o espírito desportivo do carro com o conforto de um luxuoso sedan em que se destaca o elegante tejadilho inclinado, longo capô e carroçaria musculada. Usando códigos clássicos de design automóvel, o tejadilho baixou cerca de 25 milímetros quando comparado com o i30 de 5 portas, realçando a posição larga do carro na estrada, melhorando a aerodinâmica com um visual de forte impacto.
A silhueta do i30 Fastback é completada pelo generoso spoiler arqueado integrado na porta da mala que tem continuidade até às luzes traseiras. O modelo i30 Fastback vai ainda estar disponível em dez cores metalizadas e dias cores sólidas.Para o interior, os clientes poderão escolher entre três opções.
Nesta modelo também não foi esquecida a condução dinâmica da gama, rigorosamente testada e afinada por engenheiros no Centro de testes da Hyundai no famoso circuito de Nürburgring.
O i30 oferece as melhores funcionalidades ativas de segurança de série do segmento, além das mais recentes funcionalidades de conetividade inteligente.
As motorizações do i30 Fastback são compostas por dois pequenos motores turbo a gasolina, lançados em primeira mão na gama i30 em que os clientes podem optar entre o motor turbo de 4 cilindros a gasolina 1.4 T-GDi com 140 cv ou pelo motor turbo de 3 cilindros 1.0 T-GDi com 120 cv. O motor a gasolina 1.4 T-GDi está disponível com uma caixa manual de 6 velocidades ou com a caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades (7DCT), que permite a escolha entre uma condução 100% automática ou a alteração manual de relações. O 1.0 T-GDi está disponível com a caixa manual de 6 velocidades.
Todos os motores vêm com sistema de Stop and Go integrado (ISG) para uma maior eficiência. A gama de motorizações do i30 Fastback será reforçada com o acréscimo de um novo motor 1.6 turbo diesel disponível com 110 e 136 cv. Ambas as versões estarão disponíveis com a caixa manual de 6 velocidades ou com a 7DCT.
Um desportivo que também se dá bem na cidade
O i30 N que é o primeiro modelo de alta performance da Hyundai com a sigla “N”, foi desenvolvido com base em três pilares sob o tema Fun to Drive: curvas, capacidade de competição e um carro desportivo para o quotidiano. O logotipo N simboliza uma chicane, a derradeira parte da pista de corridas, onde o i30 N atinge maior tração, precisão e sensação. O seu poderoso motor turbo de 2.0 litros chega até aos 275 cv, embora não seja preciso tanto quando se trata de viajar confortavelmente durante a semana.
Existem cinco modos de condução, incluindo Eco, Normal, Sport, N e N Custom, que podem ser selecionados ao pressionar dois botões dedicados no volante. Os diferentes modos alteram o comportamento do carro, ajustando os parâmetros de alta performance do motor, amortecedores, Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC), Diferencial Eletrónico Autoblocante (E-LSD), ruído, direção e rev matching. Adicionalmente, o condutor pode selecionar o botão de rev matching no volante para aumentar as rotações do motor ao mudar de uma velocidade mais alta para uma mais baixa, enquanto o Controlo de Arranque (LC) apoia o arranque do carro ao controlar o binário do motor.
No design exterior, o i30 N exibe cavas das rodas superiores com jantes de 18’’ ou jantes exclusivas de 19’’, com o logo N. Na dianteira, mantém a sua aparência desportiva e agressiva, através da moldura preta dos faróis. Na traseira, a terceira luz de travão triangular, incorporada no novo e lustroso spoiler traseiro, e a dupla ponteira de escape sublinham o aspeto apelativo deste hatchback desportivo.
A aparência emocional e caráter forte do i30 N são também destacadas pela proeminente grelha em cascata, incorporada no para-choques dianteiro, enfatizada pelo pormenor vermelho. As entradas de ar em ambos os lados do para-choques dianteiro melhoram o arrefecimento dos travões e a aerodinâmica, com as luzes de condução diurna em LED posicionadas em cima.
No interior, o volante ‘N’ exclusivo assegura que o condutor controla todas as funcionalidades de alta performance sem tirar a mão do volante. No lado esquerdo do volante, os condutores podem escolher três modos de condução standard: Normal, Sport e Eco. No lado direito, o condutor tem acesso direto ao botão N axadrezado para utilizar o modo N, ou ao modo N Custom, cujas características são definidas pelo condutor e estão visíveis no ecrã de navegação.
Para ter maior controlo sobre o motor e a transmissão, os condutores poderão ativar sistema de controlo Rev matching, ao pressionar o botão específico “”rev" posicionado acima do botão N. O volante foi concebido com pesponto em azul único do N e decorado com o logo N na parte inferior. A alavanca de velocidades também foi fabricada com uma faixa em azul N como parte de um design de cor coerente. No topo, a maçaneta em forma de bola possui o logo N.
O painel de instrumentos eletrónico foi especialmente concebido para apaixonados pela condução. O indicador de mudança de velocidade posicionado no topo central do painel indica quando mudar de velocidade para otimizar a performance de condução em pista. A zona vermelha do conta rotações variável em LED muda consoante a performance de condução e varia de acordo com a temperatura do óleo do motor. Tanto o conta rotações como o velocímetro foram distintamente concebidos para a marca N, e estão rodeados por uma linha azul.
O i30 N apresenta bancos desportivos de alta performance especialmente concebidos e com um poderoso apoio lombar. Os assentos extensíveis melhoram a estabilidade e conforto do condutor e passageiro. Os clientes podem escolher de uma combinação de camurça e pele ou tecido. Ambas as versões apresentam o logo N estampado no suporte das costas.
Quanto à gama de cores, o i30 N está disponível com a cor exclusive Performance, existindo ainda outras opções. Para este modelo estão disponíveis duas motorizações a gasolina: 2.0T-GDI com 250 e 275 cv de potência, ambas dotadas com caixa manual de 6 velocidades.