ACP-BP

Pub

Novo Skoda Kodiaq cresceu e está eletrificado

| Revista ACP

A segunda geração do maior SUV da marca checa apresenta um visual imponente e mantém a opção dos sete lugares.

Skoda-Capa

Só vai estar disponível no próximo ano mas o novo modelo já se deu a conhecer quase na totalidade. Pela primeira vez o modelo estreia uma motorização híbrida plug-in e a marca promete ainda mais conforto e espaço.

O design foi totalmente renovado e a frente ganhou um visual mais robusto, com uma grelha idêntica à do Enyaq, tal como os faróis Top Led Matrix que passam a ser uma assinatura da Skoda. Mede mais 61 mm que a geração anterior apresentando um comprimento de 4758 mm, a distância entre eixos manteve os quase três metros e o modelo ficou ainda ligeiramente mais baixo, tudo a pensar eficiência aerodinâmica. O Sportline assume-se como o topo de gama onde obtemos o visual mais desportivo do Kodiaq, os cromados dão lugar a acabamentos em preto, como as capas dos espelhos e as jantes podem ir de 17 a 20 polegadas.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O interior está mais atual, o painel de instrumentos digital de 10 polegadas proporciona uma boa visibilidade para os manómetros. Ao centro existe o característico painel de infotainment também com 10 polegadas de série que pode ser aumentado para as 13 polegadas. Este apresenta funções como a navegação, informações do veículo ou ainda selecionar o volume da multimédia ou as direções de saída de ar. A alavanca das velocidades abandonou o túnel central e está agora na coluna de direção o que liberta espaço e torna o interior mais dinâmico. Ainda no centro existem três pequenos botões com ecrãs que descrevem a sua função como regular a temperatura do ar condicionado, ventilação ou aquecimento dos bancos. Conta com tomadas USB-C para carregar samrtphones e outros dispositivos eletrónicos, o sistema de som original equipa nove colunas, podendo ser equipado um sistema Canton de 14 altifalantes, e os bancos da frente contam com a opção de massagem.

Está maior e a bagageira é um forte do modelo. Na versão de cinco lugares a capacidade de carga é de 910 litros, mais 75 litros que a geração anterior. No caso de circularem apenas dois ocupantes os lugares traseiros podem ser rebatidos e assim obter 2105 litros de capacidade, mais 40 que o modelo anterior. Se optarmos pela versão de sete lugares a bagageira reduz para 340 litros, 70 litros a mais que a antiga geração. O espaço para a terceira fila na versão de 7 lugares tem agora mais 15 mm de altura para os passageiros.

Relativamente aos motores o Kodiaq mantem as propostas a gasolina e diesel, mas acrescenta a novidade da eletrificação. A opção de 150 cavalos recorre a um bloco 1.5 TSI “mild hybrid” a gasolina com desativação de cilindros enquanto a de 204 cavalos já utiliza o 2.0 TSI com tração nas quatro rodas. Quanto aos modelos a gasóleo existe apenas um bloco 2.0 litros com duas potencias disponíveis, o de entrada com 150 cavalos e tração na frente e o de 193 cavalos com tração nas quatro rodas. O grande destaque vai para o novo híbrido plug-in que utiliza o bloco 1.5 TSI que em conjunto com um motor elétrico produz um total de 204 cavalos. A bateria de 25,7 kWh consegue uma autonomia máxima de 100 km e aceita 50 kW de carregamento rápido. As versões tradicionais a gasolina e gasóleo equipam uma caixa de velocidades automática DSG de sete velocidades, enquanto o híbrido conta com uma DSG de seis relações e tração apenas na frente.

Mais tecnológico, eficiente e confortável o novo SUV só chega a Portugal no próximo ano e o seu preço ainda não é conhecido.

scroll up