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Audi Q8 com novo visual mantém-se fiel ao Diesel

| Revista ACP

Mais tecnológico e com um visual renovado, o Audi Q8 junta-se ao Q8 e-tron no topo da oferta SUV da marca.

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Depois de há cerca de um ano ter atualizado o e-tron e ter passado a chamá-lo Q8 e-tron, a Audi decidiu renovar o Audi Q8 «original», ou seja, aquele que sempre ostentou esta designação e que continua a contar com motores de combustão interna.

No campo da estética é evidente o esforço da marca de Ingolstadt em aproximar o visual do Q8 ao da restante gama Audi. Para começar, o modelo alemão passou a ostentar o novo logótipo bidimensional que, aos poucos, chegará a todos os modelos da Audi.

 

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Ainda na dianteira o SUV alemão recebeu uma grelha redesenhada (e mais vistosa), uma nova assinatura luminosa e pode ainda, em opção, contar com faróis HD Matrix LED.

Na traseira os faróis passaram a contar com tecnologia OLED e a estar unidos por uma faixa luminosa, faixa essa que confere uma nova assinatura luminosa à secção posterior do SUV da Audi. Por fim, as novidades no capítulo visual incluem ainda cinco novas jantes cujas dimensões variam entre as 21 e as 23’’.

No interior do renovado Audi Q8 não há mudanças estéticas, mas há novidades. Ciente da importância da tecnologia nos modelos atuais, a Audi dotou o Q8 de um novo sistema de infoentretenimento (o MIB 3) que permite usar aplicações como o Spotify ou o youTube.

Além disto, o sistema de infoentretenimento e o painel de instrumentos digital Virtual Cockpit viram a resolução dos seus ecrãs melhorar.

Quanto à gama de motorizações, o Audi Q8 apresenta-se com um motor a gasóleo, duas mecânicas híbridas plug-in e uma somente a gasolina.

Na base da gama está o Q8 50 TDI, equipado com um motor Diesel V6 com 3.0 l, 286 cv e 600 Nm que são enviados às quatro rodas por intermédio de uma caixa automática e do sistema de tração integral quattro.

Acima desta versão encontramos os Q8 55 TFSie e o Q8 60 TFSIe, ambos híbridos plug-in. No primeiro caso temos 394 cv de potência máxima combinada e no segundo 490 cv, mas a Audi não revelou qual a autonomia em modo 100% elétrico destas duas versões.

Por fim, no topo da gama encontra-se o Audi SQ8, a versão de cariz mais desportivo. Animado por um V8 com 4.0 l, 507 cv e 770 Nm, o SUV mais desportivo da Audi acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,1s e alcança os 250 km/h de velocidade máxima… limitada eletronicamente.

Para garantir que o seu comportamento está à altura das prestações do motor, o SQ8 conta com um eixo traseiro direcional, um diferencial traseiro desportivo e um sistema de travagem reforçado.

Apesar de ainda não ter revelado os preços dos renovados Q8 e SQ8, a Audi já avançou que o Q8 a gasóleo eo SQ8 chegam a Portugal já em janeiro de 2024. Já as versões híbridas plug-in só deverão chegar no segundo trimestre ao mercado nacional.

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