Começando pelo XPeng G6, previsto para dezembro de 2025, este destaca-se pela plataforma de 800V e pela promessa de carregamentos dos 10% aos 80% em cerca de 12 minutos.
A autonomia pode atingir 535 km em ciclo WLTP, tirando partido da nova bateria LFP de 80,8 kWh, que substitui a anterior solução de iões de lítio e reduz a dependência de metais como cobalto ou níquel.
A marca afirma ainda ter reforçado a segurança com uma estrutura 4-3-4 e proteção adicional da bateria, com o objetivo de alcançar a classificação máxima nos testes Euro NCAP.
O design do G6 foi revisto, com uma barra de luz frontal redesenhada e melhorias aerodinâmicas que incluem um novo difusor traseiro e um spoiler atualizado.
No interior, o modelo estreia o conceito “Super Star-Ring”, com mais materiais de toque suave, um ecrã central de 15,6’’ e bancos dianteiros com massagem, aquecimento e ventilação.
A bagageira oferece 571 litros, extensíveis para 1374 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Tal como outros modelos da marca, o G6 terá uma versão Black Edition com vários elementos exteriores escurecidos. Os preços começam nos 37 950 euros (sem IVA).
Já disponível para entrega imediata está o XPeng G9, cuja atualização dá maior enfoque à rapidez de carregamento.
Tal como o G6, utiliza uma arquitetura de 800V e tecnologia 5C Supercharging, alcançando potências máximas anunciadas de 525 kW.
Segundo a marca, é suficiente para passar dos 10% aos 80% em cerca de 12 minutos.
A bateria LFP, disponível em 79 ou 93,1 kWh, assegura até 585 km de autonomia WLTP e um consumo declarado de 18,4 kWh/100 km.
Já o G9 apresenta um exterior mais depurado e uma grelha frontal redesenhada que integra o radar 3D.
O interior mantém o foco no conforto, com novas opções de materiais e bancos com funções de massagem e reclinação elétrica.
A bagageira oferece 660 litros (1576 litros com os bancos rebatidos) e existe ainda uma bagageira dianteira com 71 litros.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
A versão Performance acrescenta suspensão pneumática com ajuste de altura, enquanto o pacote de assistências inclui estacionamento totalmente automatizado e manobras remotas controladas por smartphone.
Também o G9 recebe uma variante Black Edition, com acabamento exterior integralmente escurecido e jantes de 21’’.
Os preços começam nos 50 800 euros (sem IVA). Com o lançamento dos dois modelos, a XPeng reforça a presença na Europa e tenta consolidar o seu posicionamento no segmento elétrico com uma aposta clara na rapidez de carregamento, maior eficiência e atualização tecnológica.