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Polestar 5 traz potência e tecnologia para bater os alemães

| Revista ACP

Rival de propostas como o Audi e-tron GT ou o Porsche Taycan, o Polestar 5 já pode ser encomendado na Europa.

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A Polestar aproveitou o Salão de Munique para revelar oficialmente o novo Polestar 5, um modelo elétrico de quatro portas que materializa o protótipo Precept apresentado em 2020.

Com uma abordagem focada na performance e na eficiência, o novo Grand Tourer é o primeiro modelo da marca a utilizar a nova plataforma em alumínio desenvolvido internamente, com arquitetura elétrica de 800 V.

O Polestar 5 estará disponível em duas versões. A versão Dual Motor oferece 748 cv (550 kW) e 812 Nm de binário, com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos.

Já a versão Performance eleva os valores para 884 cv (650 kW) e 1015 Nm, permitindo cumprir os 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos. Ambas as versões estão limitadas eletronicamente a 250 km/h.

A bateria de 112 kWh (106 kWh utilizáveis) permite carregamentos rápidos até 350 kW em corrente contínua, sendo possível carregar dos 10% aos 80% em cerca de 22 minutos.

A autonomia máxima anunciada é de 670 km (WLTP) na versão Dual Motor e 565 km na versão Performance.

Com 5 metros de comprimento e linhas inspiradas na aviação, o Polestar 5 mantém muitos elementos do protótipo original.

Entre estes incluem-se o perfil aerodinâmico com tejadilho em vidro panorâmico, faróis dianteiros com tecnologia Pixel LED e uma traseira com barra luminosa contínua. A aerodinâmica refinada permite um coeficiente de arrasto de 0.24.

No interior, o habitáculo está configurado para quatro ocupantes com possibilidade de transportar um quinto passageiro.

Os materiais utilizados incluem fibras naturais, tecidos reciclados e componentes desenvolvidos para facilitar a reciclagem.

O sistema operativo é baseado em Android Automotive, com Google integrado, e é controlado por um ecrã central de 14,5’’.

 

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A suspensão e a travagem também receberam atenção especial. A versão Performance conta com amortecedores adaptativos MagneRide e travões Brembo de quatro pistões.

Ambas as versões utilizam pneus Michelin desenvolvidos especificamente para o modelo e jantes entre 20 e 22’’.

O novo modelo já está disponível para encomenda em alguns mercados europeus. O preço da versão Polestar 5 Dual Motor começa nos 122 600 euros.

Já a versão Performance está disponível a partir de 146 400 euros. As primeiras entregas estão previstas para 2026.

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