ACP-BP

Pub

Novos Mercedes-AMG A 45 4MATIC+ e CLA 45 4MATIC+

| Revista ACP

Estes modelos estão equipados com motor de quatro cilindros sobrealimentado mais potente do mundo produzido em série.

MercedesAMG 1920

Os novos Mercedes-AMG A 45 4MATIC+ e CLA 45 4MATIC+ são ainda mais marcantes do que os seus antecessores. Pela primeira vez, a classe de compactos também está agora equipada com a grelha do radiador específica da AMG com um contorno inferior mais largo e doze lamelas verticais – como um sinal claro da sua relação familiar à AMG Performance.

Ao mesmo tempo, o pronunciado "nariz de tubarão", os elegantes faróis e ainda o capot plano, aerodinâmico e com cúpulas, transmitem uma aparência rebaixada da secção dianteira para criar a sensação de um impulso extremamente dinâmico. A presença imponente é também acentuada pelos para-choques específicos e guarda-lamas mais largos, que criam espaço para a maior largura do eixo dianteiro e reforçam a aparência atlética. Esta impressão musculada é ainda mais forte com o A 45 4MATIC+ comparativamente ao CLA 45 4MATIC+, pois o modelo base do CLA já apresenta uma maior largura do eixo dianteiro.

Quando observado de lado, as amplas saias laterais AMG rebaixam visualmente os desportivos compactos, de tal forma que aparentam abraçar a estrada. Com o Pack Cromado AMG, as aplicações têm um acabamento em cromado, enquanto com o pack Night AMG o acabamento é em preto brilhante. Os espelhos exteriores estão instalados nos painéis das portas, refletindo o visual dos coupés e dos modelos desportivos da Mercedes-AMG. Esta característica não só reforça o carácter desportivo, como também melhora a aerodinâmica. A versão base está equipada de série com jantes de liga leve de 18'' aerodinamicamente otimizadas.

Os modelos S estão equipados com jantes de liga leve de 19'' com uma largura de 8.5'' para o A 45 S 4MATIC+ e de 9'' para o CLA 45 S 4MATIC+. As atrativas jantes são aerodinamicamente otimizadas e equipadas com pneus 245/35 R 19 e 255/35 R 19 respetivamente. Nos modelos base, o sistema de travagem de elevado desempenho AMG inclui pinças de travão pintadas na cor cinzento com inscrição AMG em branco. As versões S são reconhecíveis pelas pinças de travão vermelhas de 6 êmbolos e de maiores dimensões, com inscrição AMG em preto.

A vista traseira é caraterizada pelas duplas ponteiras de escape redondas (82 mm de diâmetro) e pelo largo para-choques traseiro. Os modelos S distinguem-se pelas suas maiores ponteiras de escape de 90 mm de diâmetro com canelado interno e inscrição AMG. A impressão de maior largura da traseira é enfatizada pelos estreitos farolins traseiros bipartidos. O difusor com duas duplas aplicações verticais contribui para um melhor desempenho aerodinâmico.

Com uma potência de 421 cv, o bloco de 2.0 litros totalmente novo é o motor de quatro cilindros sobrealimentado mais potente do mundo produzido em série. A Mercedes-AMG aumentou a potência comparativamente ao motor antecessor em 40 cv. O binário máximo também foi aumentado de 475 para 500 Nm. Com uma potência por litro de 211 cv, o novo motor turbo de elevadas prestações da Mercedes-AMG fornece um desempenho ainda melhor do que muitos reconhecidos motores de modelos superdesportivos. O novo e extremamente eficiente motor é produzido numa inovadora linha de produção em Affalterbach, de acordo com o princípio "Um Homem, Um Motor".

A experiência de condução extremamente dinâmica numa dimensão completamente nova é significativamente assistida pelo sistema de tração integral totalmente variável equipado de série. O segredo está no AMG TORQUE CONTROL no novo diferencial do eixo traseiro, que integra duas embraiagens multidisco controladas eletronicamente, cada uma ligada a um semi-eixo do eixo traseiro. Desta forma, a força de tração não só é totalmente distribuída variavelmente entre as rodas dianteiras e traseiras, mas também seletivamente entre as rodas traseiras esquerda e direita. Isto significa que, em função do modo da transmissão e da situação de condução, a força de tração pode ser distribuída separadamente a ambas as rodas traseiras.

A gama de funcionamento varia desde um comportamento extremamente orientado para a segurança até um comportamento extremamente dinâmico. No ecrã multimédia, quando um programa da transmissão é selecionado, o novo símbolo AMG DYNAMICS é apresentado juntamente com a correspondente informação adicional: modo "Basic" para um comportamento extremamente estável com um elevado nível de amortecimento rotacional em torno do eixo vertical do veículo; modo "Advanced" para um equilíbrio neutro. O menor amortecimento do momento rotacional em torno do eixo vertical, o menor requisito do ângulo da direção e a agilidade reforçada suportam as manobras dinâmicas, por exemplo, em estradas nacionais sinuosas; modo "Pro" (abreviatura de "Professional") do programa "Sport+" em que o condutor recebe uma maior assistência nas manobras de condução dinâmica, enquanto a agilidade e a resposta em curva são adicionalmente reforçadas; modo "Master" associado ao programa da transmissão "RACE". Destina-se aos condutores que pretendem experimentar o dinamismo e desfrutar da condução em circuitos fechados. Desta forma, o modo "Master" assegura a máxima agilidade e explora totalmente o potencial de condução dinâmica dos modelos S.

Com os seus elementos desportivos e o sistema de informação e de entretenimento MBUX, o interior de elevada qualidade cria uma estreita ligação entre homem e máquina. O condutor e o passageiro dianteiro são bem acomodados nos bancos desportivos de contornos pronunciados, com sólidos apoios laterais. O revestimento de série dos bancos, caracterizado por uma combinação de pele sintética ARTICO preta com microfibra DINAMICA, é intemporal e inclui elementos de destaque típicos da AMG como o duplo pesponto em vermelho. A combinação de cores é também refletida pelos cintos de segurança designo em vermelho e pelo revestimento do suporte do tablier em microfibra DINAMICA preta com rebordo em vermelho. As saídas de ventilação cromadas apresentam igualmente um design de elevada qualidade com um aro vermelho.

Os modelos A 45 S e CLA 45 S incluem ainda mais elementos de destaque – aplicação de elementos na cor amarelo em todo o interior do veículo para enfatizar o carácter desportivo dos modelos mais potentes. Também incluído no equipamento de série, o volante AMG Performance em pele/microfibra DINAMICA com pesponto contrastante em amarelo, uma marca amarela na posição das 12 horas, botões e logótipo AMG no volante, e ainda iluminação ambiente.

scroll up