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Novo SEAT Leon promete ser mais eficiente, dinâmico e seguro

| Revista ACP

A quarta geração do Leon que vai chegar ao mercado no segundo trimestre de 2020 continua a ser um dos pilares fundamentais para a marca espanhola.

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Já se conhece o novo SEAT Leon 2020 que foi revelado em Barcelona, com a sua apresentação pública agendada para o início de março, no Salão de Genebra. Assente sobre uma evolução da MQB, denominada MQB… Evo, a quarta geração do modelo é 86 mm mais comprido (4368 mm), 16 mm mais estreito (1800 mm) e 3 mm mais baixo (1456 mm) em relação à geração anterior, com a distância entre eixos a crescer mais 50 mm, sendo agora de 2683 mm. A carrinha, é mais comprida 93 mm (4642 mm) relativamente à sua antecessora e com 1448 mm de altura é também 3 mm mais baixa. A marca manteve a mesma capacidade da bagageira para a atual geração do carro (cerca de 380 litros), mas a Sportstourer vê a sua capacidade crescer para is 617 litros, mais 30 que a antecessora.

Em termos estéticos, o Leon apresenta um capot mais comprido e frente mais vertical, com um estilo que adota a nova identidade da marca espanhola, introduzida pelo Seat Tarraco, visível no conjunto grelha-faróis. Na traseira, o destaque passa pela união das óticas traseiras e também pelo novo lettering cursivo que identifica o modelo (estreado no Tarraco PHEV).

O interior apresenta-se mais minimalista e com mais funções a estarem concentradas no sistema de info-entretenimento composto por um ecrã tátil de até 10″. Tal como no exterior, a iluminação LED também se destaca no habitáculo deste Leon cuja luz ambiente atinge todo o painel de bordo, prolongando-se pelas portas.

A eletrificação assume maior protagonismo com a introdução de motorizações mild-hybrid identificadas com a sigla eTSI e híbridas plug-in, ou eHybrid. Os motores a gasolina (TSI), Diesel (TDI) e a gás natural comprimido (TGI) também fazem parte do portefólio. Segue a lista de motorizações: 1.0 TSI (ciclo Miller e turbo de geometria variável) — 90 cv; 1.0 TSI (ciclo Miller e turbo de geometria variável) — 110 cv; 1.5 TSI (ciclo Miller e turbo de geometria variável) — 130 cv; 1.5 TSI — 150 cv; 2.0 TSI — 190 cv, só com DSG; 2.0 TDI — 110 cv, só com caixa manual; 2.0 TDI — 150 cv, caixa manual e DSG (na carrinha pode ainda ser associada à tração integral); 1.5 TGI — 130 cv, 440 km autonomia com CNG; 1.0 eTSI (mild-hybrid 48 V) — 110 cv, só com DSG; 1.5 eTSI (mild-hybrid 48 V) — 150 cv, só com DSG; eHybrid, 1.4 TSI + motor elétrico — 204 cv potência combinada, bateria de 13 kWh, 60 km autonomia elétrica (WLTP), DSG 6 velocidades.

Depois de ser apresentado em Genebra, o novo SEAT Leon inicia a sua comercialização no segundo trimestre de 2020. A marca ainda não divulgou os preços.

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