ACP-BP

Pub

Nova A6 Allroad quattro com forte aposta no Diesel

| Revista ACP

20 anos depois da versão Avant em modo off-road ter sido lançada, sai agora a 4ª geração, com aposta vincada no Diesel e três motorizações de cortar a respiração. 

A6-allroad-840

O Audi A6 allroad quattro chega agora à sua quarta geração, ao mesmo tempo que comemora o 20º aniversário depois da Audi ter estreado esta versão altamente versátil do Avant em 1999. Equipado de série com tração permanente quattro, tem uma capacidade de tração de reboque até 2,5 toneladas, e a suspensão pneumática com maior altura ao solo está também adequada para condução fora de estrada. Entre outros aspetos, o grau de inclinação do A6 allroad quattro pode ser exibido e visualizado em condução fora de estrada na parte superior do ecrã de Navegação Plus com MMI touch response, opcional.

Intensa experiência de condução: todos os motores com tecnologia mild-hybrid (MHEV)

Em termos de dinâmica de condução e conforto, o Audi A6 allroad quattro é verdadeiramente polivalente. O sistema quattro de tração permanente às quatro rodas garante sempre a melhor e mais eficaz tração, elevado nível de segurança e agilidade. A tecnologia integrada analisa permanentemente as condições de condução e distribui o binário do motor, dependendo da situação, entre os eixos dianteiro e traseiro.

A altura ao solo pode ser até 45 milímetros mais alta que no Audi A6 Avant. O sistema de condução dinâmico Audi drive select pode influenciar ativamente as características do Audi A6 allroad quattro: existem sete modos disponíveis, incluindo "Allroad" e "Offroad" para condução fora de estrada. Nos modos “Comfort” e “Auto” a altura ao solo fica-se pelos 139 mm. Acima dos 120 km/h a suspensão baixa 15 mm. Já no modo “Offroad”, sobe até aos 169 mm (mas com a velocidade limitada aos 80 km/h). No modo “Lift”, o mais alto, a distância ao solo chega aos 184 mm e a velocidade está limitada aos 34 km/h. Há ainda os modos “Dynamic” e “Efficiency”.

A oferta em Portugal é repartida entre três níveis de potência do motor 3.0 V6 TDI: 231 cv (170 kW), com binário máximo de 500 Nm entre as 1750 e as 3250 rpm, valores suficientes para uma aceleração 0-100 km/h em 6,7 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h; os valores do consumo combinado WLTP deste A6 45 TDI são de 7,4 l/100 km (emissões combinadas de CO2 de 193 g/km). No A6 allroad quattro 50 TDI, o motor debita uma potência de 286 cv (210 kW) e oferece um binário máximo de 620 Nm entre as 2250 e as 3000 rpm, sendo a aceleração 0-100 km/h de 5,9 segundos e a velocidade máxima de 250 km/h (consumo combinado de combustível de 7,4 l/100 km e emissões combinadas de CO2 de 194 g/km). O motor de topo da gama do novo A6 allroad quattro é o bloco 3.0 TDI com potência de 349 cv (257 kW) e um binário máximo de 700 Nm entre as 2500 e as 3100 rpm, enquanto a aceleração 0-100 km/h desta variante 55 TDI é de 5,2 segundos (consumo combinado de combustível de 7,6 l/100 km e emissões combinadas de CO2 de 198 g/km).

Todas as versões incluem tecnologia mild-hybrid, que torna o carro ainda mais eficiente graças ao sistema elétrico que recupera até 8 kW de energia em travagem e permite circular em “roda livre”, com o motor desligado, entre os 55 e os 160 km/h. A força motriz é transferida a uma transmissão tiptronic de oito velocidades. A tecnologia híbrida Audi mild (MHEV) aumenta ainda mais o conforto e a eficiência de todos os motores no novo A6 allroad quattro. Em condições reais de condução, reduz o consumo de combustível até 0,7 l/100 km. Em todos os casos, o alternador (BAS) funciona em conjunto com uma bateria de iões de lítio. O sistema start-stop funciona entre 7 e 22 km/h e o motor é reiniciado de forma preventiva assim que o veículo na frente do A6 allroad quattro inicie o andamento.

A direção progressiva é de série e é um componente-chave na agilidade e manobrabilidade.Combina uma resposta direta edesportiva da direção com um incremento na estabilidade, ultrapassando este clássico conflito de objetivos. Opcionalmente, é oferecido o controlo dinâmico de direção nas quatro rodas, que aumenta ainda mais o conforto e a agilidade. Sentem-se as vantagens das intervenções ativas da direção, como a redução do raio de viragem e o aumento da estabilidade a velocidades elevadas ou em superfícies escorregadias. O novo modelo oferece uma excelente manobrabilidade nas zonas urbanas, agilidade em estrada e um perfeito equilíbrio e conforto em autoestrada.

Os melhores sistemas de assistência

Dependendo da configuração, o Audi A6 allroad quattro está equipado com sensores de radar, câmaras 360º e sensores ultrassom. Os dados recolhidos são transmitidos à unidade de controlo central, criando uma imagem permanente da envolvência para poder desfrutar dos melhores assistentes de condução. Desta forma, tem-se acesso a uma ampla gama de funções individuais ou pacotes opcionais pré-configurados. Por exemplo, o pacote de assistência Tour inclui o Cruise Control Adaptativo, que ajuda com a aceleração, travagem e na manutenção da distância ao veículo da frente, aumentando assim a segurança e o conforto. O Hill Descent Control, de série, limita a velocidade num declive acentuado, de acordo com um valor definido pelo condutor dentro de um intervalo de 2 a 30 km/h, e desacelera as quatro rodas de forma seletiva e individualmente, quando necessário.

scroll up