A Kia continua a apostar forte na eletrificação da sua gama na Europa e o mais recente exemplo dessa “ofensiva” é o novo Kia EV5.
Originalmente lançado na China em 2023, o EV5 apresenta um visual em linha com a restante gama elétrica da marca sul-coreana.
Assente na plataforma E-GMP — também usada pelos EV3, EV4, EV6 e EV9 —, o EV5 apresenta-se com 4,61 m de comprimento; 2,75 m de distância entre eixos.
O recurso a esta plataforma, especialmente destinada a modelos elétricos, permite um melhor aproveitamento do espaço no habitáculo, o que se traduz numa bagageira com 566 l de capacidade à qual se junta ainda uma bagageira dianteira com capacidade de 44,4 l.
Ainda no interior destaque para o painel panorâmico que inclui a instrumentação e o ecrã central, ambos com 12,3’’ e um terceiro ecrã de 5’’ com os comandos da climatização.
Ao contrário da versão comercializada na China que conta com baterias LFP (fosfato de ferro-lítio), o EV5 “europeu” usa baterias NMC (níquel, manganês e cobalto).
No total conta com duas opções de baterias: uma com 60,3 kWh e outra com 80,4 kWh. Desta forma, a autonomia é de até 530 km na versão base, e de até 505 km (WLTP) na variante GT-Line.
Na hora de carregar as baterias, o Kia EV5 suporta carregamentos em corrente alternada (AC) com potências de até 11 kW, enquanto em corrente contínua (DC) a potência pode ir até aos 150 kW. Desta forma, o EV5 precisa apenas de 30 minutos para carregar dos 10% aos 80%.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Enquanto na China o EV5 conta com versões de tração integral e dianteira, na Europa conta, para já, apenas com uma versão de tração dianteira associada a um motor elétrico com 217 cv (160 kW).
Equipado com diversos sistemas de segurança e ajuda à condução, atualizações over-the-air (OTA), e capacidade de carregamento bidirecional (V2L e V2G), o Kia EV5 vai ser lançado na Europa no segundo semestre do ano. Os preços para Portugal ainda não foram revelados.