ACP-BP

Pub

KIA aposta em tecnologias híbridas Plug-in

| Revista ACP

O Niro e o Optima já podem ser recarregáveis. Economia, eficiência e baixas emissões credibilizam os PHEV da KIA

KIA Niro_1

Para ser competitivo no futuro é necessário acompanhar a evolução das tecnologias alternativas que permitem baixar o nível de emissões. A Kia, um ainda jovem construtor mundial, mas que focaliza as suas atenções no mercado europeu, está consciente que a orientação para as soluções ecológicas são o caminho certo para consolidar um futuro que está mesmo à beira de chegar.

Qualidade, design e tecnologia são os principais pilares da Kia, que transporta para os seus modelos ecológicos todos estes padrões. Com ofertas exclusivamente elétricas, híbridas e agora PHEV (Plug-in), a Kia elegeu o Niro e o Optima em formato Sedan ou carrinha (SW), para dar corpo a uma tecnologia que, segundo a marca, serve cerca de 80% das utilizações. Os veículos PHEV exigem baterias de maior capacidade que um simples híbrido, pela simples razão que podem ser recarregadas.

Com este fenómeno, que vai entrar na moda a breve trecho, e que está já a ser encarado como uma solução de futuro por dez construtores mundiais que abriram as portas às soluções das tecnologias Plug-in, a Kia requintou a aerodinâmica do Niro e do Optima e apetrechou os seus dois modelos com todas as tecnologias de segurança e ajudas à condução, mas também com equipamentos generosos ao nível do conforto e entretenimento.

A Kia aponta para o Niro como aquele que poderá ser o PHEV mais competitivo do mercado. Posicionado entre um hatchback de cinco portas e um SUV, o Niro conta com um motor a gasolina de 1,6 litros conjugado com um motor elétrico e uma eficaz caixa automática de dupla embraiagem com seis velocidades. Com uma potência combinada de 141 cv e uma garantia de consumos realmente baixos, o Niro está disponível com um desconto de lançamento por 37.240€.

Para os partidários das carrinhas, o Optima SW também aderiu à tecnologia Plug-in, com a diferença de utilizar um motor a gasolina de 2,0 litros que, conjugado com o motor elétrico, lhe conferem uma potência de 205 cv. Embora a versão carrinha do Optima seja a preferida no nosso mercado, existe também o Sedan equipado com as mesmas tecnologias. No caso do Optima a oferta de lançamento é o dobro (5.000€), com o preço a arrancar nos 43.750€. Mas é nas frotas que a marca deposita grandes esperanças, devido a todos os incentivos fiscais e custos de utilização bastante baixos para as empresas que desejem aderir à “moda PHEV”. A garantia Kia de 7 anos aplica-se ao Niro e Optima Plug-in, bem como às respetivas baterias.

scroll up