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IONIQ 5 N chega como o Hyundai mais potente de sempre

| Revista ACP

Primeiro modelo elétrico a receber o “tratamento N”, o Hyundai IONIQ 5 N oferece até 650 cv.

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O prometido é devido e, tal como havia anunciado, a Hyundai revelou o novo IONIQ 5 N no Goodwood Festival of Speed, pondo fim a uma longa espera pelo seu primeiro elétrico desportivo.

Equipado com dois motores elétricos (um por eixo), na maioria das situações o IONIQ 5 N oferece 609 cv (448 kW) e 740 Nm de binário. Contudo, selecionando o modo N Grin Boost permite aumentar esses valores para 650 cv (478 kW) e 770 Nm durante 10 segundos.

Todo este manancial técnico permite ao Hyundai mais potente de sempre cumprir os 0 aos 100 km/h em apenas 3,5s (3,4s com o N Grin Boost) e alcançar uns impressionantes 260 km/h de velocidade máxima.

 

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Apesar de ainda não ter revelado a autonomia do IONIQ 5 N, a Hyundai já deu a conhecer a sua bateria. Com 84 kWh de capacidade, esta é a maior bateria alguma vez instalada no modelo sul-coreano que até agora se “contentava” com baterias de 58 kWh ou 72,6 kWh. Graças ao sistema elétrico de 800 V bastam 18 minutos para recarregar de 10 a 80%.

Para garantir que o seu hot-hatch elétrico está à altura das expectativas no campo da dinâmica, a Hyundai não olhou a meios. Primeiro reforçou o sistema de travagem, equipando o IONIQ 5 N com discos de 400 mm à frente e 360 mm atrás aos quais se junta ainda o sistema de travagem regenerativa.

Além disto, o IONIQ 5 N conta ainda com diversos modos de condução que vão desde os destinados ao uso em pista até aos pensados para tornar mais fáceis as manobras de drift ou otimizr os arranques.

Por fim, e a pensar em todos os que possam transitar de um desportivo a combustão, o Hyundai IONIQ 5 N vê o sistema “N Active Sound +” oferecer três sonoridades diferentes: Ignition, que simula o som do 2.0 turbo da Hyundai; Evolution, que se inspirou no protótipo RN22e e Supersonic, que simula o som de um avião a jato.

Já para os fãs das transmissões tradicionais a Hyundai desenvolveu o sistema “N e-shift” que simula a atuação da caixa automática de dupla embraiagem e oito velocidades da marca sul-coreana.

Apesar dos números e características técnicas do IONIQ 5 N captarem a maioria das atenções, a Hyundai não se limitou a oferecer mais potência ao seu elétrico assente na plataforma E-GMP e basta olhar para ele para nos apercebermos disso.

Visualmente o IONIQ 5 N destaca-se pelo visual mais desportivo e agressivo, sendo mais largo (+40 mm), mais comprido (+80 mm) e mais próximo do solo (-20 mm) que o IONIQ 5 “normal”. O para-choques específico com um spoiler e as jantes de 21’’ tratam de completar o visual.

Já no interior destacam-se o novo volante com o logótipo da divisão N e diversos comandos específicos e os bancos desportivos montados numa posição mais baixa.

Por enquanto a Hyundai ainda não revelou qual o preço do novo IONIQ 5 N nem quando planeia lançá-lo no mercado.

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