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Grecale é o segundo SUV da Maserati

| Revista ACP

Novo modelo propõe motorizações convencionais e também híbridas, mas já está prometida uma versão totalmente elétrica, a 1ª da marca. 

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Já foi apresentado o Grecale, o mais recente SUV da Maserati, o segundo apresentado pela casa italiana nos últimos tempos. Segundo a marca, o Grecale constitui o equilíbrio perfeito entre versatilidade, elegância, performance e inovação, garantindo prestações, conforto e segurança, tudo em simultâneo. Estas caraterísticas são combinadas com competências em todo-o-terreno e um prazer de condução sem compromissos. Desenvolvido no Maserati Innovation Lab, em Modena, o novo SUV é produzido na fábrica de Cassino.

O Grecale apresenta uma gama variada de motores: combustão interna, híbridos, e, dentro de um ano, o primeiro totalmente elétrico da história da Maserati.

Para já são propostas três versões: GT, animada um motor de quatro cilindros mild hybrid, capaz de disponibilizar 300 cv; Modena, com um motor de quatro cilindros mild hybrid de 330 cv; e a poderosa Trofeo, equipada com um V6 a gasolina de 3,0 litros de alta performance e 530 cv, baseado no motor Nettuno instalado no MC20. Para seu lançamento, o Grecale também está disponível na PrimaSerie Launch Edition, uma edição limitada com elementos exclusivos. A completar a gama estará, mais tarde, o Grecale Folgore, a versão 100% elétrica com tecnologia de 400 V.

O novo SUV distingue-se em termos de habitabilidade e conforto, exibindo um conjunto de caraterísticas referenciais para a sua classe. É o melhor da classe em termos de espaço interior, facilidade de condução, comportamento, aceleração (0-100 km/h em 3,8 segundos – no Trofeo), velocidade máxima (285 km/h – mais uma vez, no Trofeo), qualidade sonora e uso extensivo de materiais de primeira qualidade, como madeira, fibra de carbono e pele.

Em termos de dimensões, a versão GT mede 4846 mm de comprimento, para uma distância entre eixos de 2901 mm, uma altura de 1670 mm e uma largura de 2163 mm (incluindo retrovisores), e com uma via traseira com 1948 mm (ainda mais larga no Trofeo).

O design do Grecale abraça o novo simbolismo visual da Maserati, que distingue todos os novos modelos desde o MC20. A frente apresenta uma grelha baixa e impositiva. O perfil apresenta um contraste entre pureza e técnica, com uma carroçaria altamente fluída, que conta com formas sinuosas e visuais, e sendo os seus componentes técnicos realçados pela utilização de fibra de carbono. Na traseira, os farolins boomerang são inspirados pelos do 3200 GT, de Giugiaro, e integram-se na linha trapezoidal, atributo tornado ainda mais evidente pelo efeito de coupé do habitáculo, ao estilo de um automóvel desportivo. 

Interiormente, no habitáculo, as destacadas especificações técnicas incluem o tradicional relógio da Maserati. Digital pela primeira vez, transforma-se num autêntico assistente de bordo, graças aos comandos vocais.

Tudo se tornou sensível ao toque, com uma extrema pureza estética. A tecnologia é controlada através dos ecrãs: um enorme ecrã central de 12,3”, o maior alguma vez visto num Maserati; um outro de 8,8”, para os comandos adicionais; e um terceiro para os passageiros que ocupem os bancos traseiros.

A experiência a bordo do veículo é gerida a partir do sistema multimédia Maserati Intelligent Assistant (MIA), do sistema de infoentretenimento de última geração e do Maserati Connect.

A sonoridade a bordo é levada até ao limite absoluto do prazer auditivo, graças a uma experiência sonora completa, garantida pelo típico rugido da Maserati e pelo imersivo sistema de som Sonus faber 3D. O sistema Sonus faber – de série no nível Premium – inclui 14 altifalantes, ou, opcionalmente, 21 altifalantes no nível High Premium.

Cada viagem transforma-se numa aventura única, que combina conforto dinâmico e uma inesquecível experiência de condução, tornada possível pelo extraordinário comportamento garantido pelo novo sistema, 100% Maserati, Vehicle Dynamic Control Module (VDCM), e pelo controlo de 360° que o mesmo oferece sobre o automóvel. A possibilidade de um controlo absoluto traduz-se numa clara distinção entre os vários MODOS DE CONDUÇÃO: COMFORT, GT, SPORT, CORSA (apenas no Trofeo) e OFF-ROAD.

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