Chaos é o hipercarro grego com mais de 3100 cavalos

| Revista ACP

É um automóvel real produzido pela SP Automotive que promete revolucionar o mundo dos automóveis e já o apelidaram de primeiro ultracarro do mundo.

Chaos-900

O seu propósito é bater vários recordes de velocidade desde a volta mais rápida ao circuito de Nürburgring ou o de ser o mais rápido a percorrer um quarto de milha. Mas para alcançar o estatuto de carro mais veloz do mundo é preciso ter argumentos de força e o Chaos parece ter a receita ideal.

O seu design é totalmente funcional e preocupado com a aerodinâmica, que a marca afirma ser o mais eficiente de sempre num automóvel e com downforce idêntica a de um Fórmula 1. Recorre a materiais como titânio e magnésio para manter o peso controlado. Alguns componentes são impressos com tecnologia 3D e o modelo possui dois lugares, ambos com um ecrã tátil.

Relativamente ao motor o modelo equipa um bloco V10 de 4.0 litros biturbo a gasolina com dois níveis de potência. O primeiro conta com 2077 cavalo e 1389 Nm atingindo uma rotação máxima de 10.000 a 11.000 rpm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em 1,9 segundos. O topo de gama é o Zero Gravity onde o mesmo motor produz 3107 cavalos e 1984 Nm de binário. A velocidade máxima ainda não foi comprovada, mas tudo aponta para que seja superior aos 500km/h, já que a celeração dos 0 aos 100km/h é cumprida em 1,55 segundos e dos 100km/h até aos 200km/h leva apenas 1,7 segundos.

O seu valor começa nos 5,5 milhões de euros na versão mais básica e chega aos 12,4 milhões de euros para o mais completo Zero Gravity. O objetivo é produzir 20 unidades por continente e serem todos distribuídos pela RM Sotheby’s. A primeira unidade já foi vendida e as restantes serão entregues já no próximo ano.

scroll up