ACP-BP

Pub

9 é o novo topo de gama da DS

| Revista ACP

Elegante e recheado de tecnologia, o DS 9 está assente na motorização E-TENSE plug-in hybrid, podendo ser conduzido com zero emissões de CO2.

@video=IhGJJPR4ST0

O novo modelo da marca do universo PSA vai começar a ser proposto com um novo propulsor E-TENSE plug-in híbrido, composto por um motor a gasolina PureTech turbo e um motor elétrico, com uma potência combinada de 225 cv e com uma capacidade de autonomia entre os 40 e 50 quilómetros (WLTP) em modo zero emissões, graças a uma bateria de 11,9kWh.

Acoplado a uma caixa automática de oito velocidades, o motor elétrico desenvolve uma potência máxima de 80 kW (110 cv) e um binário de 320 Nm. Este propulsor é utilizado no arranque, no aumento da aceleração a qualquer velocidade e na condução em modo zero emissões, até aos 135 km/h.

Para maximizar a eficiência, o modo Electric é sempre selecionado automaticamente no arranque. É complementado por um modo Hybrid, concebido para gerir automaticamente os diferentes tipos de energia: condução 100% elétrica, 100% a gasolina ou a combinação de ambos, se a situação o exigir. Estas transições são extremamente suaves e discretas. O modo E-TENSE Sport aproveita ao máximo a potência disponível a partir da combinação do motor a combustão e do motor elétrico, ajustando o mapeamento do pedal do acelerador, caixa de velocidades, direção e suspensão pilotada.

O DS 9 utiliza um sistema de recuperação de energia que recarrega a bateria nas fases de desaceleração ou travagem, reforçado com uma função de travagem evoluída, ativada ao puxar para trás o seletor da caixa de velocidades (função “B”). Além disso, a função E-Save permite reservar níveis de energia na bateria para cumprir determinadas secções do percurso no modo Zero Emissões (um dos vários níveis disponíveis) quando, por exemplo, o condutor sabe que vai entrar em zonas urbanas ou exclusivas para Baixos Níveis de Emissões (BNE). O carregador de bordo de 7,4 kW permite que a bateria seja carregada em 1h30, em pontos de carregamento domésticos ou públicos, utilizando, para o efeito, o cabo fornecido de série.

O DS 9 confere ainda um novo significado ao conforto individual, onde cada configuração – mesmo nos bancos traseiros -, pode ser ajustada de modo a proporcionar um prazer único e requintado. Esta caraterística especial permite que cada ocupante assuma o comando do seu próprio conforto. Também o ambiente acústico atinge agora um novo nível com um tratamento especialmente concebido para suprimir os ruídos exteriores. Uma combinação de vidro acústico laminado e montagem reforçada dos painéis de carroçaria, forma uma superestrutura rígida e com capacidade para eliminar ruídos e minimizar vibrações.

Além do DS LOUNGE, que é já uma referência na sua classe, o DS 9 beneficia das mais recentes tecnologias que fazem a excelência noutros modelos na gama DS. O DS DRIVE ASSIST, permite ao seu utilizador desfrutar de uma condução semiautónoma de nível 2, o que garante a cobertura de grandes distâncias com o maior conforto e os melhores níveis de segurança. A velocidade é controlada em função do ambiente exterior no qual o DS 9 se desloca. O sistema utiliza vários sensores para posicionar o DS 9 precisamente na sua faixa, de acordo com as intenções do condutor no controlo da direção. Utilizável até aos 180 km/h (consoante a legislação de cada país), o sistema controla a velocidade e a direção, sempre com a supervisão do condutor, a fim de garantir segurança e tranquilidade.

A câmara de bordo DS DRIVE ASSIST reconhece as marcações tracejadas e contínuas na estrada. Em andamento, a câmara analisa constantemente as situações e interpreta as melhores ações a aplicar. Permite que o veículo se mantenha na sua faixa, precisamente na posição pretendida pelo condutor. Se o condutor quiser retomar o controlo da direção, basta segurar firmemente o volante para se substituir ao sistema. A função também é interrompida quando são acionados os indicadores de mudança de direção para, por exemplo, mudar de faixa. O sistema pode ser ativado a partir de 30 km/h, ficando então operacional entre os 0 e os 180 km/h.

Nas manobras de estacionamento, o DS PARK PILOT deteta um espaço de estacionamento em andamento, ao passar por ele até 30 km/h de velocidade. De seguida, o condutor indica no seu touchscreen que pretende estacionar, paralelamente ou em espinha. Depois, basta manter pressionado o botão Park e aguardar que a tecnologia assuma o comando. A aceleração, a travagem e a direção são controladas automaticamente no acesso ou saída do lugar de estacionamento. Para interromper o movimento do carro, basta libertar o botão.

Em viagens mais longas, a baixa visibilidade ou a falta de atenção são, muitas vezes, sinónimos de perigo. Para tornar a condução mais segura, o DS SAFETY congrega seis funções principais: DS NIGHT VISION, DS DRIVER ATTENTION MONITORING, DS ACTIVE LED VISION, monitorização do ângulo morto, travagem automática de emergência e reconhecimento alargado de sinais de trânsito.

O DS NIGHT VISION desempenha uma função excecional na leitura da estrada durante noite. A sua câmara de infravermelhos na grelha frontal deteta peões, ciclistas e animais na estrada, até 100 metros à frente da viatura. O condutor visualiza a situação em infravermelhos, no grande painel de instrumentos digital, e observa os níveis de perigo primeiro em amarelo e depois em vermelho. Com este tipo de alerta, o condutor poderá, assim, reagir.

Através de uma câmara de infravermelhos montada acima do volante, com o suporte de uma câmara na zona superior do pára-brisas, o DS DRIVER ATTENTION MONITORING observa continuamente os olhos do condutor em busca de sinais de fadiga (piscar de olhos), a sua face (para onde está a olhar), os movimentos da cabeça que indicam distração e a trajetória do veículo face às marcações na estrada, especialmente desvios ou movimentos erróneos na direção por parte do condutor.

O sistema consegue identificar quaisquer perdas de atenção através da deteção de comportamentos fora do normal num destes fatores, tais como movimentos não lineares e erráticos ou piscar consecutivamente os olhos, ativando automaticamente um alerta sonoro e um alerta visual, apresentado no ecrã central, tanto de dia como de noite.

Além do excelente resultado estético, o sistema DS ACTIVE LED VISION adapta-se em largura e alcance às condições de condução e à velocidade do veículo. Existem cinco modos de iluminação ativados automaticamente: Parking, Town Beam (a largura do feixe aumenta após cinco segundos de condução), Country Beam (foca para a frente a partir dos 50 km/h), Motorway Beam (aumento do alcance a partir dos 110 km/h), Adverse Weather (aumento da potência dos módulos e redução da intensidade dos projetores principais). As funções Faróis Direcionais e High Beam (comutação automática entre máximos e médios) completam este recurso. Dispondo de uma melhor capacidade de iluminação, projetada mais para a frente ou com um feixe de luz mais largo, condutor e passageiros desfrutam de maior segurança.

Com o DS SMART ACCESS, o DS 9 permite ao seu utilizador deixar de recorrer à chave do veículo, passando a aceder ao mesmo através de um smartphone. Ao destrancar o veículo, os puxadores embutidos nas portas ficam expostos, como num passe de magia. A partir daqui, é possível aceder ao veículo e ligar o motor. Mesmo à distância, este sistema de controlo pode ser partilhado com os telefones de outras cinco pessoas. A app MyDS pode também desbloquear as portas do carro partilhado. Este recurso permite autorizar o acesso e o arranque do DS 9 através de outro telefone, em função do horário definido pelo proprietário. Graças à utilização da função Bluetooth, o sistema mantém-se operacional mesmo sem cobertura de rede GSM.

scroll up