Herdeira de 74 anos de história e mais de 280 mil unidades comercializadas, a Volkswagen California é há muito uma referência no mundo do caravanismo.
Depois de largos anos a derivar diretamente da Transporter, na sua sétima geração a Volkswagen California tem como base a versão longa da Multivan, mas mantém intactos (e até reforça) os argumentos que fizeram dela referência.
Equipada pela primeira vez com duas portas laterais deslizantes, a nova California apresenta-se com três motorizações: uma Diesel, uma a gasolina e uma versão híbrida plug-in.
As versões com motor a gasóleo têm sempre tração dianteira recorrem ao famoso 2.0 TDI na variante de 150 cv, aqui acoplado a uma caixa automática DSG de sete velocidades.
Também as variantes com motor a gasolina contam apenas com tração dianteira e caixa DSG de sete relações, mas veem a potência debitada pelo 2.0 TSI ascender aos 204 cv.
Por fim, a versão híbrida plug-in conjuga um motor a gasolina, o 1.5 TSI, com um motor elétrico que permite alcançar uma potência máxima combinada de 245 cv.
Equipada com uma caixa automática DSG de seis velocidades, esta versão pode contar com tração dianteira ou integral. Já a bateria de 19,7 kWh que alimenta o motor elétrico pode ser carregada com recurso a um carregador CA de 11 kW ou CC de 40 kW.
Estas três motorizações estão disponíveis em conjugação com as três versões do modelo alemão: Beach, Coast e Ocean.
A primeira, disponível a partir dos 67 692 euros, assume-se como a variante de entrada na gama. Quando equipada com os motores Diesel e a gasolina oferece seis lugares; na variante PHEV apenas cinco.
Conta com uma cama e teto elevatório manual, mas não com a modular cozinha que equipa as outras versões. É a versão mais próxima à Multivan que lhe serve de base.
Nesta versão a California é classe 1 nas portagens e registada como veículo de passageiros (o que facilita o acesso a alguns parques de estacionamento).
Já a versão Coast conta com quatro lugares; duas camas; teto elevatório manual (elétrico em opção); cozinha com fogão, lava-loiça e frigorífico; tomada de 230V, toldo lateral esquerdo; chuveiro para uso exterior; baterias auxiliares; mesa rebatível entre outros equipamentos.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Disponível a partir de 82 606 euros, esta versão é registada como autocaravana caso conte com motor a gasolina ou Diesel e como veículo de passageiros se contar com a motorização híbrida plug-in. É sempre classe 2 nas autoestradas.
Por fim, no topo da gama surge a Volkswagen California Ocean. Disponível desde os 89 169 euros conta com uma decoração específica, estofos especiais, faróis LED Matrix, teto elevatório elétrica arrumação adicional na bagageira e ar condicionado automático de três zonas.
Já disponível no mercado nacional, a nova Volkswagen California vai ainda contar a partir de setembro com uma extensa lista de acessórios que farão dela uma autêntica “casa sobre rodas”.