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Lamborghini aposta no SC63 para conquistar Le Mans

| Revista ACP

Revelado no Goodwood Festival of Speed, o Lamborghini SC63 estreia um V8 desenvolvido especialmente para a competição.

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Pensadas para atrair mais construtores, as mudanças na categoria de topo das provas de resistência continuam a surtir efeitos como comprova a revelação do Lamborghini SC63, o carro com que a marca italiana quer tentar bater marcas como a Ferrari, Toyota, Porsche, Peugeot ou Cadillac.

Inserido na categoria de hipercarros híbridos de Le Mans, os chamados Le Mans Daytona Hybrid (LMDh), em 2024, o SC63 não só cumpre os requisitos para disputar o World Endurance Championship (WEC) como no IMSA WeatherTech SportsCar Championship (nos EUA). Desta forma, a Lamborghini poderá alinhar em corridas clássicas como as 24 Horas de Le Mans, as 24 Horas de Daytona ou as 12 Horas de Sebring.

A “dar vida” ao novo protótipo de competição da Lamborghini encontra-se um V8 biturbo com 3.8 l totalmente novo e desenvolvido exclusivamente para competição que surge associado a um sistema híbrido. Neste V8 os dois turbos não estão no centro do “V” mas sim na parte exterior, permitindo um melhor arrefecimento e uma manutenção mais fácil.

 

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No total, e por força dos regulamentos, o sistema híbrido vê a sua potência máxima combinada fixar-se nos 680 cv (500 KW). Também por causa dos regulamentos (e para reduzir custos), o SC63 conta com uma transmissão, bateria e um sistema de gestão de energia idêntico aos dos restantes protótipos da categoria LMDh.

Também o chassis monocoque é fruto de uma parceria, neste caso com os franceses da Ligier. Por ter sido o primeiro construtor a trabalhar com a Ligier na criação de um protótipo LMDh a Lamborghini teve a possibilidade de especificar a maioria dos requisitos do chassis, incluindo o desenho da suspensão e a distribuição de peso.

Desenhado pelo “Lamborghini Centro Stile”, o SC63 vai estrear-se em competição apenas em 2024, não se sabendo ainda qual será a primeira prova que vai disputar.

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