ACP-BP

Pub

Kalle Rovanpera já comanda o WRC na Estónia

| Revista ACP

Toyota domina e Ott Tanak não consegue a eficácia necessária a correr em casa.

Rovanpera-1-900

Kalle Rovanpera, o líder do WRC 2022 já está na frente do Rali da Estónia, ultrapassando o seu colega Elfyn Evans precisamente na última especial do dia, após uma ligeira saída de estrada do piloto que parecia querer terminar o dia na frente. A Toyota deu cartas, vencendo 8 dos 9 troços cronometrados, com Evans a ganhar cinco especiais e Rovanpera três.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

A concorrência não tem estado à altura, especialmente com Ott Tanak a não conseguir impor o Hyundai nos troços do seu país. O piloto estónio ocupa o 3º lugar já a 44,3 segundos de Rovanpera, que por sua vez lidera com 11m7 segundos de vantagem para Evans, que chegou a comandar a maior parte da prova.

Nas estratégias das equipas, Esapekka Lappi em Toyota é o 4º classificado a 1m05,9 do líder. Seguido de perto pelo Hyundai de Thierry Neuville a 1m12,9 apenas a 7 segundos de Lappi. A M-Sport Ford perdeu demasiado cedo o seu piloto mais rápido. Craig Breen que até venceu a Super Especial da prova, viria a abandonar após despiste do Ford Puma na 4ª especial de classificação.

Agora a equipa conta com Adrien Fourmaux no 6º lugar já a 2m08,1 de Rovanpera e com Gus Greensmith no 8º lugar a 2m29,4, com o japonês Takamoto Katsuta a colocar o Toyota Yaris na 7ª posição a 2m10,9 dando origem a um interessante duelo entre estes três pilotos. Pierre-Louis Loubet já está mais longe, na 9ª posição, a 3m59,0 do comandante.

Na categoria WRC2, Andreas Mikkelsen vai comandando, apesar de pequenas diferenças em relação aos principais adversários. O piloto do Skoda Fabia Rally2 evo, está no 10º lugar da geral e no comando do WRC2 com uma vantagem de 12,1 segundos para o Hyundai i20 N Rally2 de Teemu Suninen e 37,7 segundos para o Skoda de Marco Bulacia. Para amanhã estão agendados mais 9 troços ao cronometro, esperando-se por uma reação de Ott Tanak em relação aos dois homens da Toyota que vão dando cartas na Estónia.

scroll up