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Há um fenómeno no WRC que se chama Rovanpera

| Revista ACP

Kalle caminha a passos largos para o título de 2022. O piloto finlandês da Toyota venceu 5 das 7 provas disputadas.

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Já tinha dado sinais na época passada, mas este ano tem ultrapassado todos os patamares previstos. Com apenas 21 anos, Kalle Rovanpera está perto de ser o mais jovem piloto da história a conquistar o título de Campeão do Mundo de Ralis. Das 13 provas do calendário de 2022 já foram disputadas 7 e o jovem finlandês triunfou em 5: Suécia, Croácia, Portugal, Quénia e Estónia. Para além deste feito, Kalle consegue ainda 4 vitórias em “Power Stage”, três delas como vencedor à geral, juntando ainda mais dois segundos lugares. Até a própria Toyota Gazoo Racing está espantada com tanta eficácia.

Para além deste inegável fenómeno, o WRC deste ano contou com duas vitórias diferentes. Em Monte Carlo, a primeira da época, foi o veterano Sébastien Loeb que levou o Ford Puma Rally1 à vitória, enquanto na Sardenha, foi o Hyundai i20 Rally1 de Ott Tanak a triunfar no Rali de Itália. Se as 7 vitórias estão entregues, não esquecer a regularidade das pontuações alcançadas, tanto por Thierry Neuville com um 2º, um 3º e um 4º lugar que o colocam na 2ª posição do campeonato, tanto por Elfyn Evans que soma três segundos lugares, estando no 3º lugar depois do Rali da Estónia. Quanto a Ott Tanak já ocupou este ano as três posições diferentes do pódio.

Contas feitas, Kalle Rovanpera comanda o WRC 2022 com 175 pontos, quase o dobro do 2º classificado, Thierry Neuville que totaliza 92 pontos. No 3º lugar está Elfyn Evans com 79, seguido de muito perto por Ott Tank com 77 pontos e pelo jovem japonês Takamoto Katsuta com 73 pontos. Numa altura em que faltam 6 provas para o final do campeonato, o favoritismo de Rovanpera é inegável. As provas que faltam realizar são: Finlândia (4 a 7 de agosto), Bélgica (18 a 21 de agosto), Grécia (8 a 11 de setembro), Nova Zelândia (29 de setembro a 2 de outubro), Espanha (20 a 23 de outubro) e Japão (10 a 13 de novembro).

Na nova era híbrida do WRC, as três marcas que disputam o título gozam de comportamentos muito diferentes. A Toyota tem dominado o panorama, não só pelas cinco vitórias de Kalle Rovanpera, mas também, com diversas posições no pódio, alcançadas por Evans (4), Katsuta, Lappi e Ogier. A eficácia dos Toyota Yaris Rally1 em diversos tipos de piso tem sido evidente, ainda mais quando a dureza das provas são evidentes, como explica Rovanpera, que se torna cada vez mais eficaz quando as exigências do terreno aumentam.

A M-Sport Ford começou a vencer em Monte Carlo com Loeb e com o novo Puma híbrido, mas depois tem andado longe de resultados positivos. Em relação à Hyundai, os resultados estão muito longe do que é desejável. Para além da vitória de Tanak na Sardenha, Neuville tem subido ao pódio, mas sempre insatisfeito com as afinações e comportamento do Hyundai i20 N Rally1, que está longe de atingir o ponto ideal. No campeonato de construtores, a Toyota comanda com 298 pontos, a Hyundai soma 211 e a M-Sport Ford totaliza 157.

 

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Na categoria WRC2 o equilíbrio é maior, mas o domínio vai para os Skoda Fabia Rally2 evo de Andreas Mikkelsen que comanda com 79 pontos, seguido por Kajetan Kajetanowicz com 76. Entre os pilotos veteranos, sempre muito desejados pelo público para animar as provas do WRC, o equilíbrio é também a nota dominante, com Loeb (7º) a totalizar 35 pontos, apenas mais um ponto que Ogier e Sordo, que dividem o 8º lugar do WRC 2022. Para além desta ser a era dos carros híbridos, é seguramente a época de ouro para Kalle Rovanpera que caminha a passos largos para o título de 2022.

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