Mais de seis dezenas de automóveis clássicos de fabrico italiano com mais de 30 anos juntaram-se para a La Passeggiata. Um passeio que celebrou a beleza e o charme dos carros italianos de outros tempos e contou com o Patrocínio Institucional da Embaixada de Itália em Portugal e da Câmara de Comércio Italiana.
Com partidas de Lisboa e do Porto, o destino foi o Curia Palace Hotel, que marcou o início deste programa dedicado aos automóveis, mas também à cultura italiana. Seguiu-se um passeio pela Mata do Bussaco com visita ao edifício mandado construir pelo rei D. Carlos I como pavilhão de caça, à época denominado “Edifício Monumental”. Com projeto do arquiteto italiano Luigi Manini, aqui funciona o Palace Hotel do Bussaco.
De regresso ao Palace Hotel da Curia idealizado por Alexandre de Almeida que, para a concretização do seu sonho, fez visitas de estudo à Riviera Italiana, Côte d'Azur e à Costa Leste dos Estados Unidos. No regresso destas viagens, contratou o projeto ao grande arquiteto português da época, Norte Júnior o hotel foi inaugurado em 1926.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Foi neste ambiente vibrante dos “Dourados Anos 20”, que ainda hoje se respira no Palace Hotel da Curia, que foi servido um jantar com produtos genuinamente italianos, onde não faltaram os enchidos, as pastas, os queijos e os vinhos, entre outras iguarias, num ambiente bella Italia.
Depois do jantar, foi ainda eleito o conjunto mais elegante, composto por automóvel e “tripulantes”, com a participação da Câmara de Comércio Italiana para Portugal, com atribuição de prémios Falconeri.