Bentley festeja 90º aniversário do 3 ½ Litre

| Revista ACP

Construído em 1934, é dos automóveis mais marcantes na história da marca pela elegância, performance e facilidade de condução.

Bentley-Derby-900

A Bentley Motors recebeu 60 automóveis, da era Derby, em Crewe, para celebrar o 90º aniversário do Bentley 3 1/2 Litre, mais conhecido como o “Bentley Derby”. Um modelo construído em 1934 que exibia uma enorme variedade de estilos de carroçaria, representando uma proporção significativa dos mais de 40 construtores independentes que produziram carroçarias personalizadas para este modelo na década de 1930.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O motor de seis cilindros 3 1/2 Litre do Bentley Derby era suave, refinado e debitava cerca de 120 cv, uma potência respeitável para a época. A qualidade era excelente e os automóveis rápidos, refinados, elegantemente proporcionados e fáceis de conduzir. Em comparação com as caixas de velocidades não sincronizadas de todos os Bentley anteriores, as vantagens da caixa sincronizada do Derby eram claras, enquanto as molas macias e chassis mais rígidos estabeleceram elevados padrões de qualidade de condução.

O Bentley 3 1/2 Litre necessitou de algumas alterações de desenvolvimento durante a produção, incluindo uma barra transversal adicional do chassis à frente e um estabilizador harmónico de amortecimento para melhorar o conforto de rolamento e o comportamento. Em 1936, foi proposto um motor de maior capacidade como alternativa ao 3 1/2 Litre. Por um custo adicional de £ 50, os proprietários podiam optar por cilindros um quarto de polegada (6,35 mm) mais largos e algumas alterações estéticas. Este modelo tornou-se o 4 1/4 Litre e em 1939 os números de produção já tinham ultrapassado os da versão anterior.

A era Derby viu a Bentley produzir até 500 automóveis por ano, primeiro com o 3 1/2 Litre, depois seguido pela evolução 4 1/4 Litre, assumindo-se, juntos, como os primeiros Bentley produzidos sob propriedade da Rolls Royce. Este período da história da Bentley também viu nascer alguns “one-off” muito relevantes – o coupé "Embiricos" de 1938 e o recém-restaurado MkV Corniche de 1939. Estes dois automóveis ajudaram, em conjunto, a moldar o ADN de design que esculpiu os Bentley da década de 1950 e que até inspirou os Continental GT originais e atuais.

scroll up