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Volvo lança camião elétrico para logística urbana

| Revista ACP

Estocolmo vai ter transporte elétrico de mercadorias e recolha de resíduos. Uma solução mais eficaz e amiga do ambiente.

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A Volvo Trucks apresenta o seu primeiro camião integralmente elétrico para utilização comercial – o Volvo FL Elétrico para distribuição urbana e operações de recolha de resíduos, entre outras aplicações.

Equipado com um motor elétrico de 185 kW e capacidade de armazenamento de energia através de duas a seis baterias de iões de lítio com um total de 100-300kWh, para uma autonomia até 300 km, o novo modelo vai começar a ser produzido em série já no próximo ano, na Europa. Com o lançamento deste produto, a Volvo Trucks assume a liderança como fornecedor de soluções para transporte elétrico de mercadorias nas cidades.

Orgulhamo-nos imenso de apresentar o primeiro de uma gama de camiões Volvo integralmente elétricos, prontos para o trânsito normal. Com este modelo, damos às cidades a possibilidade de conseguir um desenvolvimento urbano sustentável para beneficiarem das vantagens de transportes em camiões elétricos", diz Claes Nilsson, Presidente da Volvo Trucks.

Com uma melhor qualidade do ar e menos ruído na cidade, é possível planear alojamentos e infraestruturas de forma mais livre do que atualmente. Um camião elétrico sem quaisquer emissões de gases de escape pode ser utilizado em terminais interiores e zonas ambientais. O baixo nível de ruído que apresentam cria oportunidades para trabalhar mais durante a noite, reduzindo o peso nas estradas durante o dia.

Para tornar a transição segura e suave, a Volvo Trucks vai disponibilizar soluções holísticas baseadas nas necessidades individuais de cada cliente ao nível de ciclos de condução, capacidade de carga, período operacional, autonomia e outros parâmetros. Uma solução deste tipo pode incluir tudo, desde análise de percursos e otimização das baterias a assistência e financiamento.

Esta proposta da marca sueca surge numa altura em que o projeto Distribuição Urbana Fora das Horas de Ponta estudou os efeitos do transporte de mercadorias à noite no centro de Estocolmo, tendo concluído que evitando o trânsito de hora de ponta, os camiões conseguiram fazer o seu trabalho em um terço do tempo, em comparação com a utilização durante o dia.

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