ACP-BP

Pub

Volvo ensaia crash tests nunca antes vistos

| Revista ACP

Pela primeira vez, estes testes são feitos fora de laboratório para analisar de forma o mais fiel possível os danos por colisão.

volvo-crash-test-840

A Volvo é conhecida como uma das marcas referência no que toca à segurança automóvel. Agora, volta a surpreender com a realização de crash tests inovadores, feitos fora de laboratório. Desta vez, para analisar os efeitos de colisões a alta velocidade nos seus veículos, optou por lançar carros a uma altura de 30 metros a partir de uma grua

O objetivo é não só medir os danos que um acidente grave poderá causar, como ajudar a melhorar a capacidade de intervenção das equipas de resgate no momento de resgatar as vítimas do interior dos automóveis após a colisão.

Para a realização destes testes pioneiros, os especialistas da Volvo e as equipas de resgate recorreram pela primeira vez a veículos novos com o objetivo de replicarem da forma mais fiel possível o comportamento de um Volvo moderno em situação de acidente, seja numa colisão a alta velocidade, um embate com um camião ou um forte impacto lateral.

Nestes crash tests foram utilizados dez automóveis novos de diversos modelos para que os engenheiros da marca sueca pudessem analisar melhor as consequências que cada modelo pode sofrer em caso de acidente.

“Habitualmente só provocamos colisões em laboratório, esta é a primeira vez que lançamos veículos com uma grua. Sabíamos que as deformações resultantes das quedas seriam extremas, mas também o fizemos para que fosse um desafio às equipas de resgate no momento de socorrerem as vítimas”, Håkan Gustafson, investigador superior da equipa de investigação de acidentes rodoviários da Volvo.

“Colaboramos há muitos anos com os serviços de resgate suecos por termos um objetivo comum que é o de termos estradas mais seguras para todos”, adianta aquele responsável. A Volvo afirma ainda que os resultados destes e de outros testes de segurança vão ser alvo de investigação cujos resultados vão ser partilhados gratuitamente com essas equipas de resgate.

scroll up