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Volvo anuncia novo modelo, mas começa pela segurança

| Revista ACP

O EX90 é um SUV 100% elétrico que usa novos sistemas de segurança, já apontados à condução autónoma.   

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A Volvo vai apresentar um novo automóvel a 9 de novembro e já começou a revelar alguns detalhes sobre o EX90, um modelo que pretende ser um novo marco no mercado automóvel, já apontando ao futuro tecnológico da condução autónoma.

Assente nos pergaminhos da Volvo, as primeiras informações reveladas são sobre a segurança, um pilar que a marca diz ser muito mais do que um fator de marketing no desenvolvimento dos seus modelos

Recorrendo a uma nova plataforma, o EX90 (o E passa a constar nas designações de todos os novos modelos a lançar, podendo ser também, por exemplo, um ES ou até um EV) vai ser um 100% elétrico dotado de "um escudo de segurança invísivel", garantido pela conjugação de 8 câmaras, 16 sensores ultrassónicos e ainda a tecnologia LIDAR (Light Detection and Ranging), que pode detetar peões até 250 metros ou objetos mais pequenos como um pneu a 120 metros.

O uso do LIDAR, que é um método de deteção remoto que utiliza a luz sob a forma de um laser pulsado para medir gamas com alta precisão e fiabilidade, vai ser incorporado na linha do tejadilho, para uma leitura de 360º, e vai estar presente nos futuros modelos da Volvo.

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Segundo a Volvo, esta aposta na segurança, que eleva a marca a um patamar tecnológico direcionado à condução autónoma, permite reduzir os acidentes mais graves em 20% e garantir uma prevenção global de sinistralidade de 9%

Também no interior estão reservadas novidades, descreveu Susanne Hägglund, a nova Managing Diretor da Volvo Car Portugal, na apresentação do novo sistema de segurança. O Driver Understanding System (DUS) é composto por duas câmaras que vigiam o condutor, mas Hägglund garantiu que ninguém vai estar a ser filmado e as câmaras apenas fornecem dados númericos que vão ajudar o algoritmo da Volvo a tomar as melhores decisões. Qualquer sinal de cansaço ou mesmo uma doença súbita vai disparar uma reacção por parte do DUS, que vai de um mero sinal de alerta à possibilidade de abrandar ou mesmo imobilizar a viatura. 

Outro fator de segurança adicionado é um sistema que deteta vida com mais de dois quilos no interior do automóvel, bagageira incluída. Isto quer dizer que um gato, um cão e, claro, um bebé, nunca ficarão esquecidos no interior do carro. Mas o sistema vai mais longe e alerta o proprietário do carro no caso das condições do interior da viatura se tornarem impróprias de vido à temperatura, acionando o ar condicionado enquanto houver bateria.      

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