ACP-BP

Pub

Só três em 14 testes não conseguiram 5 estrelas

| Revista ACP

Peugeot e Citroën falharam o resultado máximo na última ronda de testes de segurança do Euro NCAP. 

euroncap-Ford-FB

O Euro NCAP divulgou esta quarta-feira os resultados da última bateria de testes de segurança para 2022. Apenas três dos 14 automóveis testados não alcançaram a classificação máxima de segurança de cinco estrelas desta organização de segurança do consumidor. Reflectindo a diversidade de veículos testados em 2022, o agrupamento final incluiu crossovers, familiares, todo terreno, pick-ups, entre outros.

Lucid, uma das muitas novas marcas testadas pelo Euro NCAP em 2022, traz o modelo 'Air' para a Europa e impressiona com uma classificação de cinco estrelas. Posicionado no segmento "premium" e amplamente equipado com a mais recente tecnologia de segurança, o Lucid Air ombreia a sua classificação com modelos como o Tesla Model S, publicado no mês passado, e outros topo de gama como o Lexus RX e o Land Rover Discovery Sport, ambos grandes todo terreno, e o mais pequeno Mercedes-Benz GLC, agora divulgados.

Mas o Lucid, com sede nos EUA, é uma excepção num ano que tem sido notável pelo número de novas marcas chinesas que chegam à Europa. Chery, bem estabelecido noutras regiões do mundo, vem à Europa com o pequeno todo terreno OMODA5, e o Maxus da SAIC apresenta o MIFA 9, um grande monovolume, e ambos apresentam resultados de cinco estrelas. MG, outra marca SAIC, continua a sua série de sucesso com uma classificação de segurança máxima para o seu MG 4, um carro pequeno, eléctrico e familiar.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

2022 viu também acelerar-se a tendência para a electrificação. O retro-futurista Volkswagen ID. Buzz é uma leitura totalmente eléctrica de um grande monovolume. No entanto, contrariando a tendência, estão o Ford Ranger e o VW Amarok, que combinam motorizações tradicionais com tecnologia de segurança actualizada.

"2022 tem sido um dos anos mais movimentados do Euro NCAP. Os consumidores europeus exigem altos níveis de segurança e uma boa classificação Euro NCAP é vista pelos fabricantes de automóveis como fundamental no caminho para o sucesso. Vinte e cinco anos depois do seu início, o Euro NCAP continua a elevar cada vez mais os níveis de segurança e os protocolos para 2023 vão trazer novos desafios à indústria automóvel", afirmou o secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen.

Os familiares também fizeram parte dos testes de dezembro: o Skoda Octavia recebeu cinco estrelas pelo seu desempenho nos testes do Euro NCAP. O Ford Puma e o Volkswagen Touran, ambos com reavaliações de automóveis actualizados, perderam cinco estrelas devido à questão da protecção dos ocupantes adultos. O Peugeot 408, um pequeno familiar, baseado no modelo 308 lançado no início do ano, também alcançou apenas uma classificação de quatro estrelas. Também a variante do C4, o C4 X, obteve a classificação de quatro estrelas.

scroll up