Apelativo é um dos termos que melhor define o novo Clio ao recuperar as formas da geração precedente, mas ganha em expressividade, conservando o perfil desportivo, como se pode ver na dianteira, em que as nervuras no capô sublinham esse detalhe. A grelha também se mostra com generosas dimensões e o para-choques integra uma abertura central que, além de conferir uma maior expressividade, contribui para o bom arrefecimento do motor.
O Laranja Valencia é uma das novas cores do Clio, tal como o Castanho Vison e o Azul Céladon, esta última a imprimir-lhe um maior dinamismo e a oferecer-lhe um brilho inédito, graças a um tratamento específico à base de verniz colorido – em estreia absoluta, na indústria automóvel. No total, estão disponíveis 11 cores para a carroçaria e três packs de personalização exterior (vermelho, laranja e preto).
Pela primeira vez num Clio, os defletores de ar estão presentes nas cavas das rodas dianteiras. Estes defletores limitam as perturbações do fluxo de ar, melhorando assim a aerodinâmica e reduzindo os consumos.
Neste modelo o espaço também foi melhorado graças à arquitetura da bagageira que se assume com uma forma o mais cúbica possível. O sistema de som, premium BOSE, está integrado de modo a não reduzir o volume da bagageira, que sobe para os 391 litros. O piso duplo facilita o carregamento e, com os bancos traseiros rebatidos, é possível obter uma área de carga completamente plana. No habitáculo, há 26 litros de arrumos – o melhor volume da categoria.
A Renault Sport introduziu no novo Clio a «assinatura» R.S. Line, que irá substituir, progressivamente, a anterior designação GT-Line. Com um conteúdo de produto mais evoluído e mais rico, a gama R.S. Line representa mais do que uma simples mudança de designação. Na realidade, traduz um carácter ainda mais desportivo no design, reforçando a filiação com a marca R.S., sinónimo de verdadeiros automóveis desportivos.
Estes elementos que identificam a Renault Sport também podem ser encontrados no interior ao nível dos bancos, com reforço lateral, bem como as inserções em carbono, o volante específico em couro perfurado com a assinatura R.S, os pedais em alumínio e elementos de personalização em vermelho, combinados com os pespontos dos bancos e do volante.
Por último, a assinatura INITIALE PARIS, presente em vários modelos da gama Renault – Captur, Scénic, Talisman, Koleos e Espace – volta ao novo Clio, com uma nova orientação em termos de estética. Além das suas linhas fluídas e elegantes, os detalhes cromados estão presentes nos contornos das janelas, nas proteções inferiores das portas e na grelha dianteira. Os badges INITIALE PARIS estão presentes na grelha e por cima da cava das rodas na dianteira do automóvel. As jantes específicas INITIALE PARIS de 17 polegadas completam o design distinto.