Portugal inaugurou o primeiro hub para carregamento de veículos eléctricos e Leiria foi a cidade escolhida para a sua instalação. Situada na Rua de Santo André, está preparada para diferentes velocidades de carregamento já que é constituída por um posto de carregamento ultra-rápido (150 kW), três postos rápidos (50 kW) e cinco postos normais (22 kW).
Almada, Coimbra, Guimarães, Loulé, Loures, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Viseu também vão ser contempladas com um hub igual, num projecto-piloto que "vem dar um sinal ao mercado de como poderá evoluir a resposta da rede em zonas de maior procura, como os grandes centros urbanos", explicou Luís Barroso, presidente da Mobi.E.
A instalação destas estações de carregamento faz parte de um plano integrado no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), lançado pelo Governo e com financiamento do Fundo Ambiental, num investimento de cerca de 2 milhões de euros.
A rede Mobi.E é composta atualmente por mais de 2.300 postos de carregamento eléctrico e 4.800 tomadas, maioritariamente situados em espaços de acesso público.