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Paris pode vir a expulsar as trotinetes de aluguer

| Revista ACP

No próximo domingo, a capital francesa decide em referendo se as trotinetes de aluguer continuam ou não a circular na cidade.

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Paris foi das cidades pioneiras a adotar as trotinetes de aluguer, mas com o tempo esta forma de mobilidade suave acabou por se tornar uma dor de cabeça para os residentes da capital francesa. Após uma introdução caótica das trotinetas em 2018, as autoridades da cidade parisiense apertaram progressivamente os regulamentos, criando zonas de estacionamento, limitando a velocidade máxima e restringindo o número de operadores. No entanto, a controvérsia continua, com várias queixas de condução imprudente e uma série de acidentes fatais.

Atualmente, circulam naquela cidade cerca de 15 mil trotinetas operadas pelas empresas Lime, Dott e Tier. Em setembro, a capital já ameaçou os três operadores com a não renovação das licenças, que expiram em março, caso não limitassem a condução imprudente e outros "desvios". Em novembro, os operadores apresentaram uma série de melhorias sugeridas, incluindo equipar as trotinetas com placas que permitiriam a monitorização mais fácil de passageiros num semáforo vermelho ou a viajar em pares em veículos individuais - ambas violações comuns.

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Agora, o assunto está a provocar debate com muitos residentes de Paris a verem na utilização das trotinetes uma espécie de anarquia a invadir o espaço para pedestres. No próximo domingo Paris vai decidir em referendo se as trotinetes de aluguer vão continuar ou não a circular pelas ruas da cidade.

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