O CEO da Opel Automobile GmbH, Michael Lohscheller, revelou o plano estratégico “PACE!” para recuperar as bases financeiras da empresa e reforçar a competitividade sustentada e o crescimento. Todas as iniciativas do plano contribuirão para os objetivos de alcançar fluxo de caixa operacional positivo e margem operacional da divisão automóvel de 2% numa primeira fase até 2020 e de 6% em 2026.
O plano agora divulgado prevê sinergias ao nível do Groupe PSA de 1,1 mil milhões de euros por ano em 2020 e de 1,7 mil milhões/ano em 2026. Todas as iniciativas apontam para um ponto de ‘break-even’ financeiro da Opel/Vauxhall mais baixo, na fasquia de 800.000 veículos, sustentando um modelo de negócio lucrativo independentemente de fatores externos negativos que possam afetar a atividade da empresa.
Com pleno acesso às tecnologias do Groupe PSA, a Opel/Vauxhall tornar-se-á num líder europeu em baixas emissões de CO2. Até 2024, todos os modelos de passageiros passarão a incorporar tecnologias de tração elétrica, com versões de motorização elétrica ou híbrida ‘plug-in’, a par de motores térmicos eficientes. Em 2020, a Opel/Vauxhall terá no mercado quatro modelos com tecnologia de motorização elétrica, incluindo o Grandland X PHEV (híbrido ‘plug-in’) e o Corsa da próxima geração como elétrico a bateria.
A empresa reforçará a sua competitividade até 2020 reduzindo custos na ordem de 700 euros por unidade produzida. A eficiência ao nível das despesas de ‘marketing’ será melhorada em mais de 10%. No geral, as eficiências aumentarão graças a menor complexidade em todas as áreas, tendo por objetivo uma relação G&A/receitas de 4,7% em vez dos atuais 5,6%. O plano prevê também ir ao encontro da referência da indústria no que diz respeito à relação custos salariais/receitas. A otimização em termos de Pesquisa e Desenvolvimento e CapEx em torno de 7% a 8% das receitas geradas pelas áreas automóvel, produção e processos administrativos em 2020, bem como capital de exploração (‘working capital’) no patamar de 1,2 mil milhões de euros em 2022, contribuirão para potenciar sinergias.
A competitividade melhorada das fábricas levará a nova distribuição de modelos que se traduzirá em melhor utilização da capacidade para a próxima década. As duas plataformas do Groupe PSA, CMP e EMP2, serão aplicadas em todas as fábricas Opel/Vauxhall. No início desse processo, está prevista para 2019 a entrada da EMP2 na fábrica de Eisenach para a produção de um SUV. Para Rüsselsheim irá um modelo do segmento D também com base EMP2. A atribuição da produção de motores e caixas de velocidades à rede de fábricas Opel/Vauxhall será feita em linha com a transição destes componentes da GM para o Groupe PSA.
«O “PACE!” vai libertar todo o nosso potencial», afirmou o CEO da Opel, Michael Lohscheller. «Este plano é crucial para a empresa, protegendo os empregados de fatores externos negativos e tornando a Opel/Vauxhall numa companhia sustentada, lucrativa, eletrificada e global. O nosso futuro será assegurado e contribuiremos com excelência alemã para o desenvolvimento do Groupe PSA. A implementação já foi iniciada e todas as equipas estão a trabalhar para alcançar os objetivos».
O plano foi concebido com a intenção clara de manter todas as fábricas e evitar rescisões compulsivas de recursos humanos. A necessária e sustentada redução de custos a este nível será obtida com medidas ponderadas, como conceitos inovadores de tempos de trabalho, programas de rescisão voluntária e reformas antecipadas.
Todos os novos modelos Opel/Vauxhall serão concebidos na Engenharia de Rüsselsheim, a qual será transformada num centro de competências global para todo o Groupe PSA. As primeiras áreas de trabalho estão identificadas, como pilhas de combustível, algumas tecnologias de condução autónoma e sistemas de assistência à condução. Isto reforçará a garantia de qualidade de engenharia alemã e de inovações acessíveis. Até 2024, o número de plataformas que a Opel/Vauxhall utilizará nos seus modelos reduzir-se-á das atuais nove para duas. Além disso, as famílias de motores serão otimizadas de dez para quatro.
«Alinhando arquiteturas e motorizações reduziremos substancialmente a complexidade de desenvolvimento e produção, o que resultará em efeitos de escala e sinergias que darão um contributo para os lucros», salientou Michael Lohscheller. A transição dos modelos Opel/Vauxhall para as eficientes e versáteis arquiteturas do Groupe PSA processar-se-á a um ritmo mais acelerado do que se antecipava. A partir de 2024, todos os modelos de passageiros da Opel/Vauxhall terão por base arquiteturas partilhadas do Groupe PSA. O próximo modelo será o Combo, em 2018, e a próxima geração do ‘best seller’ Corsa em 2019. Esta estratégia continuará a ser seguida de forma sistemática, contemplando o lançamento de um modelo novo principal em cada ano. A Opel/Vauxhall lançará um total de nove novos modelos até 2020. O alinhamento permitirá aumentar o potencial de posicionamento das marcas Opel e Vauxhall, nomeadamente em matéria de ‘pricing power’, reduzindo em quatro pontos a diferença que as separa da referência do mercado.
O crescimento de vendas das marcas Opel e Vauxhall será apoiado por iniciativas como o arranque de propostas de financiamento ainda mais atrativas e soluções completas de ‘leasing’, facultadas pelos Serviços Financeiros da Opel e da Vauxhall. Além disso, em 2020, a Opel estará a exportar para 20 novos mercados. Além destes, a marca analisará à escala mundial outras oportunidades de exportação que sejam lucrativas.
Para incentivar o crescimento nos veículos comerciais ligeiros - um setor financeiramente atrativo - a Opel/Vauxhall lançará novos modelos e entrará em novos mercados, com o objetivo claro de aumentar vendas em 25% até 2020.