ACP-BP

Pub

Oito modelos com 5 estrelas no Euro NCAP

| Revista ACP

Em 10 viaturas que protagonizaram os mais recentes testes de segurança europeus, apenas duas obtiveram uma classificação de 4 estrelas.  

euroncap-07-10-FB

O Euro NCAP publicou os mais recentes resultados dos testes de segurança para dez automóveis novos, com algumas classificações impressionantes. O EQE da Mercedes-Benz conquistou a classificação máxima, sendo ainda premiado com a classificação de "Muito Bom" devido ao seu sistema de Assistência Rodoviária.

O líder da indsútria de elétricos chinesa , a BYD, começa a "voar" nos testes do Euro NCAP, conseguindo de novo cinco estrelas para o seu SUV ATTO 3 crossover. A atingir também os mais altos índices de segurança esteve a Mazda, com o novo SUV CX-60 cruzado de tamanho médio, assim como o novo BMW X1 e o série 2 Active Tourer, e a última geração dos SEAT Ibiza e Arona. A mais recente versão do VW Golf acompanha os rivais com uma classificação de cinco estrelas, enquanto dois modelos - o Citroën C5 X e a Limusina Mobilize (do Grupo Renault) - foram premiados com quatro estrelas.

A Mercedes-Benz continua a expandir a sua gama de EQ totalmente eléctrico e o sedan EQE tornou-se o último modelo a ser classificado pela Euro NCAP. O seu excelente desempenho em todas as etapas conferiu uma classificação de segurança de cinco estrelas. O sistema de Assistência à Distância Activa Distronic, com a Assistência à Direcção Activa está disponível como opção, são excelentes auxílios à condução em auto-estradas. O sistema foi o primeiro a ser avaliado pelo Euro NCAP que, se o condutor não tiver reacção, manobra o carro em segurança na faixa mais lenta antes de o parar. Esta função referida como Assistência de Paragem de Emergência Activa ajuda a dar ao EQE uma classificação de "Muito Bom" e faz dele o modelo com maior pontuação testado pela Euro NCAP agora nas suas classificações de Condução Assistida.

O Secretário-Geral da Euro NCAP, Michiel van Ratingen, afirmou que "a condução totalmente autónoma ainda está longe, mas o trabalho de base está a ser feito por meio sistemas de condução assistida de sólido e alto desempenho, como este da Mercedes. Parabéns pela sua classificação de "Muito Bom", e por terem obtido a quarta classificação de segurança de cinco estrelas este ano".

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

Uma classificação de cinco estrelas para o recém-chegado BYD ATTO 3 (na China conhecido como Yuan Plus) continua a série de sucesso para as marcas chinesas no Euro NCAP, seguindo resultados semelhantes obtidos pela WEY e pela ORA. Um acrónimo para "Build Your Dreams", BYD tem de facto uma presença na Europa há mais de uma década sob a forma de autocarros, mas a chegada do ATTO 3 pretende ser o passo para chegar às massas. O veículo elétrico de baixo orçamento teve um bom desempenho nos testes de colisão Euro NCAP e vem totalmente equipado com as últimas tecnologias ADAS (assistências à condução).

Os outros dois carros de concepção europeia, mas de fabrico chinês deste lote, receberam quatro estrelas. O Citroën C5 X, construído na China pela joint-venture Dongfeng Peugeot-Citroën Automobile, e o sedan eléctrico Limo, da joint-venture Renault-Jiangling Mobilize são, em geral, executantes sólidos mas agora não se destacaram devido à omissão de equipamento ou pelo desempenho marginal nalguns dos testes de segurança activa.

Os dois SEAT testados também não dispõem de alguns dos mais recentes equipamentos de segurança, nomeadamente airbags centrais, mas compensam de outras formas e assim qualificaram-se nas cinco estrelas. Os BMW X1 e 2 Series Active Tourer recebem cada um cinco estrelas com pontuações quase idênticas em todas as partes da avaliação. Assim, a BMW consegue obter as melhores classificações para a última geração destes modelos populares, apesar das exigências protocolares mais rigorosas de 2022. O Mazda CX-60 também teve um bom desempenho em todas as etapas para alcançar uma merecida classificação de cinco estrelas.

Finalmente, o novo VW Golf 8 ganhou também cinco estrelas. O Golf 8 foi testado pela primeira vez por Euro NCAP em 2019, mas o modelo foi recentemente actualizado com a adição de um airbag central, pré-tensores de colo, assistência na junção e um sistema de detecção de fadiga, que recebe novamente cinco estrelas, desta vez de acordo com critérios de teste mais recentes.

Michiel van Ratingen considerou que "há muita pressão sobre os fabricantes de automóveis para alargar a vida útil dos seus veículos, especialmente os de automóveis com motores de combustão que em breve serão substituídos por modelos totalmente eléctricos. A maioria dos construtores de veículos tende a considerar cortes de segurança para manter a competitividade no preço final. Assim, é excelente ver a Volkswagen melhorar continuamente a segurança do Golf, para se manter a par dos últimos desenvolvimentos e acompanhar os concorrentes". Finalmente a variante híbrida da Nissan Juke é adicionada ao resultado de 2019 do modelo com motor a combustão.

scroll up