Desde 2021 que as multas de estacionamento têm vindo a aumentar em Lisboa e no ano passado foi batido um novo recorde. Entre janeiro e dezembro a receita obtida com multas de estacionamento ascendeu aos 18 milhões de euros.
Grande parte desta receita resultou da atividade da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL): arrecadou 9,1 milhões de euros em multas.
Depois de ter reforçado em 2023 as ações de fiscalização em período noturno, a EMEL registou um aumento de 18,4% das contraordenações registadas face a 2022. Em contrapartida, bloqueou menos automóveis.
Segundo avança o Jornal de Notícias, também a Polícia Municipal de Lisboa viu aumentar a receita obtida com multas em 2023, cobrando um total de 7,8 milhões de euros.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Por fim, a Polícia de Segurança Pública (PSP) e Guarda Nacional Republicana (GNR) cobraram, conjunto, 1,1 milhões de euros em multas de estacionamento em 2023, contribuindo assim para o recorde.
Além de Lisboa, também no Porto se registou um aumento das multas de estacionamento, com estas a ultrapassarem as 33 mil em 2023.