ACP-BP

Pub

Mazda já desvendou MX-30 e-Skyactiv R-EV

| Revista ACP

A versão plug-in híbrida da Mazda vai chegar equipada com motor rotativo que funciona como gerador.

MX-30-e-skyactiv-900

O MX-30 e-Skyactiv R-EV, uma proposta plug-in híbrida de produção em série, oferece os valores do MX-30 original a que junta novas formas de utilização do automóvel como veículo elétrico a bateria, suficiente para a utilização no quotidiano, bem como a capacidade de utilizar um gerador para permitir deslocações de longa distância. No seu todo, a autonomia de condução é propulsionada por uma solução elétrica.

A Mazda optou por recorrer a um motor rotativo para alimentar este gerador, tirando partido da capacidade única dos motores rotativos na produção da potência necessária a partir de um pequeno bloco. Este motor rotativo 8C de nova concepção está alojado no compartimento mecânico, juntamente com o gerador e um bloco elétrico de elevada potência. A unidade motriz compacta está acoplada a uma bateria de iões de lítio de 17,8 kWh e a um depósito de gasolina de 50 litros de capacidade, resultando num sistema plug-in híbrido único, com uma autonomia de condução total muito competitiva.

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

O MX-30 e-Skyactiv R-EV também apoia os clientes com um estilo de vida activo, oferecendo diversas características como a compatibilidade com carregamentos normais AC, bifásicos ou trifásicos, e carregamentos rápidos DC, funcionalidade de alimentação de 1.500 W, para além de três modos de condução – Normal, EV e Charge – que se adaptam às diferentes situações de utilização. Para além disso, graças ao potente motor eléctrico de 125 kW, proporciona uma performance de condução ligeiramente melhor do que a do MX-30 EV.

A unidade exposta no stand da Mazda no Salão Automóvel de Bruxelas é uma “Edition R”, uma Edição Especial que ficará disponível na mesma altura em que o MX-30 e-Skyactiv R-EV iniciar a sua comercialização. Em termos estéticos, o “Edition R” diferencia-se da versão standard pela tonalidade Maroon Rouge Metallic – uma reedição da cor do tejadilho do R360 Coupe, o primeiro veículo de passageiros da Mazda – aplicada como cor exterior exclusiva que acentua as formas em redor dos flancos do tejadilho, complementando o tom preto aplicado à restante carroçaria, cor que também se destaca nos acabamentos interiores. Mas inclui, também, outros elementos de design únicos, tais como um badge em forma de rotor costurado nos tapetes e gravado nos apoios de cabeça dos bancos da frente.

Empenhada em contribuir para a harmonia do ambiente natural, da sociedade e da humanidade, a Mazda oferece uma experiência de condução simples e de enorme satisfação - no que acredita ser o apelo inerente aos seus automóveis - pretendendo ser uma marca que inspira alegria e vitalidade, de forma a criar uma ligação especial com os seus clientes. Detalhes do lançamento em Portugal do novo Mazda MX-30 R-EV, bem como da complementar versão “Edition R” serão comunicados oportunamente.

scroll up