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Green NCAP vai alterar metodologia de testes para 2022

| Revista ACP

Impacto ambiental dos automóveis passa a ser medido desde a produção à circulação em estrada, incluindo a produção da energia usada.

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Green NCAP divulgou esta quinta-feira os últimos resultados de alguns dos modelos mais vendidos, numa altura em que estão a ser definidas algumas grandes mudanças de teste a introduzir em 2022

O Green NCAP termina o ano com um lote final de cinco carros. No topo dos resultados, o Lexus UX 300e e o Nissan LEAF e+, ambos com uma classificação máxima de cinco estrelas. Seguem-se dois Plug-in híbridos (PHEV) - o Renault CAPTUR E-TECH e o Volkswagen Golf 8 GTE - que conquistam três estrelas e meia e, por fim, o único carro com motor de combustão puro do lote, o Audi A3 Sportback 35 TDI, qua ainda assim consegue uma pontuação credível de três estrelas.

Até agora, o Green NCAP classifica os carros apenas em relação às emissões de escape, pelo que os carros eléctricos - que não emitem gases de escape - estão sempre na dianteira das classificações. Tanto o Nissan como o Lexus conseguem atingir uma classificação máxima de estrelas, com base no desempenho combinado em ar limpo, emissões de gases com efeito de estufa e eficiência energética. Apenas neste último, estes EV perdem uma fracção de ponto - o Lexus fá-lo principalmente devido à energia utilizada para aquecer o interior do veículo no teste do ambiente frio (-7°). O Green NCAP também mediu um alcance de condução consideravelmente inferior ao divulgado pela Lexus.

Em 2022, a Green NCAP vai passar a basear a sua avaliação das emissões de gases com efeito de estufa numa análise que vai da produção ao desempenho na estrada, o que significa que o impacto ambiental que entrou na produção da fonte de energia usada pelo carro (elétrica, hidrogénio ou combustão) será também incluído nos resultados. Isto vai dar uma melhor indicação da verdadeira pegada ambiental dos automóveis aos consumidores, especialmente para os veículos eléctricos.

Alex Damyanov, o novo Director Técnico da Green NCAP, explica: "Olhar apenas para as emissões do tubo de escape favorece os veículos eléctricos, ignorando a energia consumida na produção da electricidade que utilizam para andar na estrada. Sabemos isso, e estamos a trabalhar para aperfeiçoar o nosso esquema de classificação para reflectir esse dado importante. No próximo ano, planeamos também fornecer aos consumidores uma análise do ciclo de vida total, o que vai permitir ver por si próprios qual o automóvel que oferece o modo de transporte mais limpo, dependendo do uso que fazem do automóvel, de onde vem a sua electricidade, onde o veículo é produzido e como é finalmente recuperado".

Os dois PHEVs são o segundo conjunto nesta ronda de testes, o Golf 8 GTE e o CAPTUR E-TECH Plug-in 160 alcançando três estrelas e meia cada um. Como em todos os PHEVs, têm melhor desempenho quando a bateria é carregada regularmente, mas ambos têm também eficientes pós-tratamentos de escape que mantêm as emissões baixas quando funcionam com gasolina.

Finalmente, o motor diesel Audi A3 Sportback 35 TDI pontua muito bem para Ar Limpo e para Eficiência Energética, mas é decepcionado por um desempenho medíocre na redução de gases com efeito de estufa. No entanto, uma classificação de três estrelas Green NCAP é um desempenho sólido para um carro tradicional movido a diesel.

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