Exportações de componentes automóveis caem 1,4% até março

| Revista ACP

Vendas para a Alemanha e EUA desceram significativamente, o que penalizou o balanço das exportações.

componentes-automoveis-840

Portugal gerou três mil milhões de euros em exportações de componentes automóveis no primeiro trimestre do ano, um valor que representa uma quebra de 1,4% face a igual período de 2024.

De acordo com a Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA), a quebra deveu-se em grande medida à diminuição das vendas para os EUA e para a Alemanha.

 

Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.

 

A Europa continua a ser o principal mercado comprador, com Espanha (2,3%) e França (+1,2%) a destacarem-se pela positiva. Por oposição, Alemanha (-8,8%) e os EUA (-7,6%) foram os países destinatários a registar maiores quebras.

José Couto, presidente da AFIA, lembra que “é necessário estar a par dos esforços de investimento que os países concorrentes estão a fazer”, uma vez que as empresas que integram a indústria portuguesa “são sujeitas a uma competição global num mercado de grande exigência e dinamismo”.

scroll up