ACP-BP

Pub

Euro NCAP divulgou resultados de nove modelos

| Revista ACP

Seis deles tiveram cinco estrelas, ao passo que o modelo elétrico teve quatro e os dois citadinos apenas três estrelas.

koleos psd

A Euro NCAP divulgou os resultados dos testes de segurança de nove veículos que entraram recentemente no mercado e, na sua maioria, os resultados foram excelentes.

Ford Fiesta, Jeep Compass, Mazda CX-5, Mercedes-Benz Classe C Cabrio, Opel Grandland X e Renault Koleos foram todos classificados com cinco estrelas, enquanto que o veículo elétrico da Opel, o Ampera-e, obteve quatro. Já o utilitário e o compacto da  Kia, o Picanto e o Rio, tiveram apenas três estrelas quando testatdos apenas com os equipamentos de segurança de série. Quando testados com os pacotes de segurança opcionais tiveram quatro e cinco estrelas, respectivamente.

Alguns dos carros deste mês demonstraram uma aparente falta de robustez nos testes de impacto lateral. No teste do Jeep Compass, as leituras no peito do manequim indicaram valores de risco de lesões acima do limite, mas abaixo dos valores de lesão com risco de vida.

Do mesmo modo, no teste de barreira lateral, a cabeça do manequim representando uma criança de 10 anos, sentada atrás do motorista, atingiu a estrutura do telhado no Mercedes-Benz Classe C Cabrio, já que o airbag lateral não cobriu totalmente o impacto área. No mesmo teste com o Kia Picanto, o peito da criança de 10 anos estava mal protegido.

Segundo o secretário-geral da Euro NCAP, Michiel van Ratingen"os fabricantes não devem esquecer os conceitos básicos de proteção dos ocupantes em caso de acidente. Todos os ocupantes merecem ser igualmente bem protegidos, sejam eles motorista adulto ou criança sentada no banco de trás. A adoção de um manequim infantil de 10 anos nos nossos testes, no ano passado, permite-nos destacar as áreas de melhoria, mesmo em carros de cinco estrelas ".

O Ampera-e, ao mesmo tempo que conseguiu uma classificação de quatro estrelas credível, desapontou por não ter um aviso luminoso para a falta de cintos de segurança nos bancos traseiros. Tal segue uma tendência estabelecida pelo Opel Insignia que ofereceu avisos de cinto de segurança apenas como opção. Para van Ratingen "é decepcionante ver a Opel largar esta tecnologia simples e relativamente barata. Sabemos o quão eficazes são esses avisos para promover o uso do cinto de segurança, sendo este claramente um grande passo atrás por parte da Opel ".

Finalmente, a Ford Fiesta da 7ª geração junta-se ao Seat Ibiza como o segundo compacto deste ano a alcançar uma classificação de cinco estrelas com equipamento de série. O Kia Picanto não conseguiu o mesmo desempenho nos testes do Euro NCAP, mas os consumidores têm a opção de comprar o "Advanced Driving Assistance Pack", disponível em todas as variantes, para aprimorar seus recursos de evasão.

scroll up