A chegada do novo Grandland X Hybrid4 vem reforçar a estratégia de eletrificação da Opel, mas também no segmento dos SUV composta pelos modelos Crossland X e Mokka X. Tendo como opção Grandland X Hybrid4 a pintura preta do capô do motor, este modelo alia um motor térmico a gasolina 1.6 Turbo a dois motores elétricos, com uma potência total superior a 300 cv. O valor de consumo de combustível em ciclo misto, de acordo com a mais recente norma WLTP1/NEDC2, é de 2,2 l/100 km, com emissões de CO2 de 49 g/km.
Com o início das encomendas agendadas para daqui a algumas semanas e entregas aos clientes previstas para o início de 2020, o primeiro híbrido ‘plug-in’ da Opel oferece uma autonomia de 50 km em modo elétrico e quatro modos de funcionamento: Elétrico, Híbrido, AWD e Sport.
Com o Grandland X Hybrid4 a Opel vai disponibilizar um leque de soluções específicas para veículos eletrificados, asseguradas pelos serviços Free2Move, a marca de mobilidade do Grupo PSA. Da oferta fará parte o acesso a mais de 85.000 postos de carregamento na Europa e um planeador de viagem que sugere os melhores percursos com base na autonomia restante do automóvel e indica a localização de postos de carregamento ao longo do percurso.
O Opel Grandland X Hybrid4 estará igualmente equipado com o novo sistema telemático Opel Connect, com serviços como navegação com informações de tráfego em tempo real, acesso a diagnóstico do estado do veículo através de uma aplicação, ligação direta com a assistência em estrada e chamada de emergência. Basta premir uma tecla vermelha para solicitar ajuda. A chamada de emergência é ativada automaticamente no caso de serem acionados ‘airbags’ ou tensores dos cintos de segurança.
Com o objetivo de aumentar a eficiência, o Grandland X Hybrid4 possui um sistema de travagem regenerativa para recuperar a energia produzida em travagem e em desaceleração. Num sistema de travagem convencional, a energia cinética perde-se através de calor. Ao aproveitar esta energia, convertendo-a em eletricidade que pode ser utilizada no momento ou armazenada na bateria, o Grandland X Hybrid4 vê a sua autonomia elétrica aumentar até 10 por cento.
O condutor pode selecionar um modo de regeneração mais intensa, que maximiza a recuperação de energia. Neste caso, o travão-motor do rotor elétrico é de tal maneira elevado que, em tráfego normal, o condutor não necessita de recorrer ao pedal de travão para reduzir a velocidade até imobilizar o automóvel. Assim, é possível conduzir com apenas um pedal (One Pedal Driving, Condução com um pedal).
Para potenciar a utilização do sistema elétrico de alta voltagem (300 V), o novo híbrido ‘plug-in’ da Opel está ainda equipado com um compressor elétrico de ar condicionado e um sistema elétrico de aquecimento.