O Euro NCAP divulgou esta terça-feira as classificações de segurança de seis novos modelos. Quatro alcançaram cinco estrelas: o muito falado Tesla Model 3, o novo Skoda Scala e os novos Mercedes-Benz classe B e o GLE.
Já o novo Kia Ceed e o DS3 Crossback ficaram-se pelas quatro estrelas, isto quando analisados com o equipamento de segurança que vem de série, já que os mesmos modelos obtiveram uma classificação de cinco estrelas quando foram testados com equipamentos opcionais de segurança .
O Tesla Model 3 fez uma estreia excelente ao conquistar uma pontuação perfeita no teste de colisão frontal deformável, um dos mais antigos indicadores avaliados pela Euro NCAP desde a sua criação em 1997. Também a sua performance nos testes de Safety Assist (assistência de segurança) impressionou particularmente graças aos excelentes sistemas de assistência ao condutor, como o assistente de faixa de rodagem, assistente de velocidade e travão de emergência automático. A pontuação de 94% deste Tesla nos testes de Safety Assist (assistência de segurança) é o melhor resultado já alcançado desde que entrou em vigor o mais recente protocolo de testes do Euro NCAP.
Outro novo modelo, o Scala da Skoda, posicionado entre os bem sucedidos Fabia e Octavia, apenas consegue bater o Model 3 no desempenho global de colisão, com uma pontuação de 97% na Proteção de Ocupantes Adultos. Estes resultados colocam o Scala entre os melhores na categoria dos pequenos familiares testados pelo Euro NCAP, juntamente com o Mercedes-Benz Classe A e o Mazda 3.
Com as classificações agora alcançadas pelo classe B e pelo GLE, a Mercedes-Benz mantém o seu padrão de vitórias ao chegar ao 10º e 11º modelo a obter classificações de 5 estrelas desde 2014, reafirmando que a segurança para a marca é um tema ainda inegociável.
Já os potenciais compradores do KIA Ceed e do DS 3 Crossback devem informar-se primeiro sobre os equipamentos de segurança opcionais disponíveis, já que os testes do Euro NCAP revelaram que os pacotes “Advanced Driver Assistance” e “Active Safety Brake” oferecem melhor desempenho de segurança e elevam o resultado final das 4 para as 5 estrelas.
Para o secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, “é muito gratificante ver os vários modelos a atingirem estes resultados. Os testes do NCAP estão cada mais exigentes e, ainda assim, os modelos analisados continuam a ter um bom desempenho, o que significa uma gama de automóveis cada vez mais segura para os automobilistas. Próximo ano vamos elevar de novo a fasquia, com melhores testes de sistemas de assistência ao condutor, um teste de colisão frontal completamente novo e mais atenção à proteção nas colisões laterais. Estamos convencidos de que estes novos testes vão tornar as estradas mais seguras para todos ”.