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Eis o carro a gasolina mais ecológico segundo o Green NCAP

| Revista ACP

Volkswagen T-Roc conquistou a honra de ser o carro a combustão mais limpo de todo o historial do Green  NCAP. 

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O Green NCAP divulgou esta quinta-feira as classificações de seis automóveis: os novos Nissan Ariya e Renault Austral, o Volkswagen T-Roc, o Volvo XC40, o Ford Fiesta e o novo Hyundai STARIA.

Os testes revelam que o Volkswagen T-Roc obteve o Índice de Ar Limpo mais elevado de todos os automóveis a gasolina e a gasóleo que o Green NCAP avaliou até à data. Entre este conjunto de resultados encontra-se uma gama de veículos do popular segmento dos SUV de tamanho médio, bem como o Ford Fiesta, ainda muito procurado, e o novo Hyundai STARIA, um monovolume multiusos. O Nissan Ariya eléctrico destaca-se devido à sua elevada eficiência de carregamento.

O Ariya representa a próxima geração de automóveis eléctricos para o seu fabricante, a Nissan. A grande bateria deste veículo de duas toneladas permite-lhe percorrer mais de 500 km (WLTP), embora a autonomia diminua substancialmente, para 300 km, em condições de tempo frio (-7°C) e em auto-estrada. O Green NCAP encoraja vivamente os fabricantes a serem mais eficientes durante o processo de carregamento, de modo a que haja mais energia disponível para utilização geral. No caso do Ariya, a Nissan oferece um veículo que cumpre com sucesso este objectivo. O Nissan Ariya alcança com confiança uma Pontuação Média de 96% e 5 Estrelas.

Segundo Aleksandar Damyanov, Director Técnico do Green NCAP, "o Nissan Ariya apresenta uma eficiência de 91,6% na eficência do carregamento  - a mais elevada medida pelo Green NCAP até à data. Este facto é importante, uma vez que diminui a quantidade de energia perdida, bem como o custo para os consumidores".

O Renault Austral E-Tech Full Hybrid 200 é um SUV com um peso em ordem de marcha de 1.600 kg. O sistema híbrido de 400 V aumenta a eficiência energética, principalmente em testes abaixo da velocidade de auto-estrada. O Renault Austral beneficia de um grupo motopropulsor totalmente híbrido que reduz sensivelmente o consumo em meio urbano e rural, apesar das suas dimensões relativamente grandes. As emissões poluentes são igualmente controladas de forma robusta, mas um esforço suplementar para dominar os desafios do arranque a frio permitiria obter uma classificação ainda mais elevada no indicador de Ar Limpo. Devido aos seus valores favoráveis de consumo de combustível, o veículo obtém melhores resultados no Índice de Gases com Efeito de Estufa do que outros SUV não híbridos de dimensões semelhantes. Com uma pontuação média de 52%, o Austral recebe uma merecida classificação de 3 estrelas.

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O Green NCAP testou dois SUVs mais consagrados: o Volkswagen T-Roc e o Volvo XC40. O T-Roc testado é um SUV compacto com o mais recente motor a gasolina turbo de injecção directa de 1,5 litros. Os automóveis a gasolina emitem geralmente um nível mais elevado de emissões de CO2, o que limita o seu desempenho no Índice de Gases com Efeito de Estufa. Do lado positivo, este veículo gere os poluentes nocivos de forma impressionante, com uns respeitáveis 7,7 pontos em 10 - o melhor resultado do Índice de Ar Limpo do Green NCAP para um automóvel com motor de combustão. No entanto, devido aos seus valores relativamente elevados de consumo de combustível no Índice de Eficiência Energética, o T-Roc não obtém uma classificação de 3 estrelas e termina com uma Pontuação Média de 49% e 2½ Estrelas.

O Volvo XC40 é um SUV mild-hybrid de 48 V equipado com um motor a gasolina turbo de injecção directa de 2 litros. O automóvel emite gases com efeito de estufa significativos, o que resulta num Índice de Gases com Efeito de Estufa baixo e, consequentemente, obtém apenas 2,3 pontos em 10. Além disso, o sistema híbrido moderado não ajuda o SUV relativamente pesado a alcançar mais de 4 pontos no Índice de Eficiência Energética. Com uma Pontuação Média de 41%, o Volvo XC40 B3 recebe 2½ Estrelas.

"Os resultados impressionantes do Volkswagen T-Roc provam que a produção de emissões poluentes pode ser efectivamente minimizada, mesmo em automóveis convencionais. Globalmente, os resultados do Nissan Ariya, do Renault Austral e do Volkswagen T-Roc constituem um exemplo de progresso tecnológico generalizado, que funciona no interesse dos consumidores e do ambiente", considerou o Director Técnico do Green NCAP

A Ford anunciou que a empresa deixará de produzir o Fiesta a partir de Junho de 2023, mas este continua a ser um automóvel popular e predominante na estrada. O Green NCAP testou o ST-Line Vignale 1.0 l a gasolina com uma transmissão automática de 7 velocidades e hibridização de 48 V. A configuração do grupo motopropulsor seleccionada apresenta um desempenho de eficiência energética louvável para um automóvel convencional a gasolina, mas a estratégia de controlo das emissões de poluentes é notoriamente desafiada em alguns testes e perde robustez em condições de auto-estrada difíceis. Globalmente, o Fiesta teve um bom desempenho, mas devido aos resultados medíocres na parte da avaliação relativa ao ar limpo, obtém uma classificação média de 42% e 2½ Estrelas.

O elegante Hyundai STARIA é uma carrinha grande e pesada de 7 lugares com uma massa sem carga de 2,4 toneladas. Apesar do seu design futurista, o veículo é alimentado por um motor a gasóleo de 2,2 litros, o que, juntamente com a sua massa e tamanho, proporciona maus resultados nos Índices de Eficiência Energética e de Gases com Efeito de Estufa do Green NCAP. O STARIA também não possui um pós-tratamento de escape robusto que poderia ter melhorado a classificação. Com uma Pontuação Média de 19%, o Hyundai STARIA recebe apenas 1 Estrela.

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