Conduzir um carro com a potência do Cupra Formentor VZ5 já é uma agradável experiência. Mas as emoções tornam-se ainda mais extremas se o levarmos para uma pista gelada na Lapónia, na Finlândia. O piloto da Cupra Jordi Gené leva o modelo mais potente da marca ao limite na região mais a norte do país para mostrar que o seu desempenho único, é perfeito para todos os terrenos.
Ir dos 0-100 km/h em apenas 4,2 segundos é uma experiência brutal em qualquer circunstância, e numa pista fechada e gelada, a sensação é multiplicada. O modelo mais exclusivo da Cupra até à data, do qual apenas 7.000 unidades foram produzidas, é o seu carro mais potente. E não é apenas um carro desportivo. Com tração às quatro rodas, adapta-se a todo o tipo de terrenos, mesmo os mais instáveis como este, sem perder qualquer tração. "O nome do modelo é VZ5, e em espanhol VZ significa veloz, e posso assegurar-vos que este carro é muito rápido. Num percurso escorregadio como aquele em que estamos agora com as suas complicações de aderência, o carro ainda consegue atingir uma velocidade realmente incrível" disse Jordi Gené.
Newsletter Revista
Receba as novidades do mundo automóvel e do universo ACP.
Pura diversão de condução em Modo Drift. Uma das características que torna o Cupra Formentor VZ5 ainda mais especial é o seu Modo Drift. Quando ligado, todo o controlo está nas mãos do condutor. A potência pode ser transferida para a traseira esquerda ou direita, permitindo que o carro faça trajetórias mais longas nas curvas e realize drifts espetaculares. E, claro, esta condução extrema é intensificada no gelo.