A Certificação de Veículo de Interesse Histórico é um processo que atesta a qualidade do automóvel e moto clássicos.
O ACP Clássicos é uma entidade reconhecida oficialmente na  Certificação de Veículos de Interesse Histórico. As certificações emitidas pelo ACP Clássicos têm por base:
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Principais vantagens da certificação
- Reconhecimento como veículo histórico que atesta o mesmo como clássico em caso de conflito, nomeadamente junto das seguradoras.
- Clássicos certificados como veículo de interesse histórico e com mais de 30 anos estão isentos de IPO (Inspeção Periódica Obrigatória).
- Clássicos certificados e com primeira matrícula portuguesa ou de um país da EU com mais de 30 anos estão isentos do pagamento de IUC.
- Isenção da restrição de circulação na Zona de Emissões Reduzidas da Câmara Municipal de Lisboa.
Para agendar a sua certificação, contacte o ACP Clássicos indicando o local e data pretendidos, marca, modelo, ano de fabrico, matrícula, nº de sócio ACP e ACP Clássicos, bem como os seus contactos diretos (e-mail e telefone).
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ou ligue 213 180 169
Pontos a verificar nas certificações
 
| Carroçaria -  Não deverá ter alterações. Deverá estar bem cuidada, sem pontos de ferrugem ou amolgadelas. A pintura, cromados, borrachas e vidros deverão estar em bom estado, sem riscos e de cor uniforme. |  | 
| Capota - Nos veículos transformáveis, as capotas deverão estar perfeitamente funcionais, sem apresentar rasgões ou qualquer outro tipo de deterioração. |  | 
| Estofos -  Os estofos e interiores forrados deverão estar em bom estado de conservação, sem rasgões e com materiais de acordo com o modelo. |  | 
| Instrumentos - deverão ser originais, em bom estado de funcionamento e de conservação (limpeza interior). |  | 
| Limpa vidros -  Todo o sistema deverá estar em perfeito estado de funcionamento e as escovas com capacidade de remoção da água dos vidros. |  | 
| Iluminação - Os faróis e farolins deverão ser da época do veículo, de marca adequada, em perfeito estado de funcionamento e iguais entre si quando em pares. No caso dos veículos mais antigos, poderão ser montados “piscas” suplementares, desde que não danifiquem a estrutura do veículo. |  | 
| Chassis - deverá apresentar-se limpo e bem conservado. |  | 
| Suspensão - deverá funcionar corretamente e ser original. |  | 
| Rodados - Poderão ser montadas jantes especiais, desde que sejam da época (exemplo: jantes Minilite). As jantes deverão estar em boas condições, com os respetivos tampões, quando for o caso. Os pneus deverão estar de acordo com a medida dos documentos e ser iguais entre si, em termos de medida e marca. |  | 
| Direção - deverá ser o original ou extra de época e não poderão existir folgas. |  | 
| Travões - deverão estar em perfeito estado de funcionamento e eficiência. |  | 
| Motor - deverá estar em boas condições, limpo, sem fugas de óleo, sem ruídos excessivos e sem emissões de fumo exageradas. |  | 
| Sistema de combustível - deverá ser o original. |  | 
| Transmissão - deverá apresentar-se limpa, lubrificada e bem conservada. |  | 
| Sistema elétrico - deverá ser o original. |  | 
| Diversos - todos os extras inseridos na viatura, como rádios, faróis suplementares, antenas e outros deverão ser de época. |  | 
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Custos e validade da certificação de clássicos
A certificação do seu clássico tem o seguinte custo unitário:
- 55€ - Sócios ACP Clássicos
- 60€ - Sócios ACP
- 70€ - Não Sócios
e terá uma validade de acordo com a seguinte tabela: